David Neres foi o principal responsável pela goleada imposta pelo Benfica ao Vizela (6-1), na tarde de domingo, e revelou estar no momento de forma certo para ser aposta mais vincada de Roger Schmidt daqui em diante. Os caminhos para o onze titular estão apertados, mas a verdade é que o internacional brasileiro agita como poucos e frente aos vizelenses assinou a melhor exibição da presente temporada.
Com dois golos e outras tantas assistências, Neres fez o que quis da defensiva contrária, provando, uma vez mais, ter uma vasta gama de recursos que conferem ao ataque do Benfica outra mobilidade e criatividade.
A lesão grave no joelho esquerdo contraída no final mês de outubro do ano passado, que até o obrigou a 'saltar' para a mesa de operações, afastou Neres por várias semanas e até ao jogo de domingo só tinha tido um período máximo de 30 minutos consecutivos em campo.
Jogadores do Benfica que marcaram 2 + golos e fizeram 2 + assistências num jogo (últimos 30 anos):
— Playmaker (@playmaker_PT) February 19, 2024
Caniggia
Nolito
Jonas
Seferovic
Everton
David Neres pic.twitter.com/mNWNz9T1y4
No entanto, e perante o calendário apertado, Roger Schmidt optou por rodar a equipa frente ao Vizela, a quatro dias da viagem a Toulouse, em França, e David Neres foi um dos escolhidos, aproveitando, também, para dar algum descanso a Ángel Di María.
David Neres respondeu de forma categórica e inaugurou o marcador logo aos 16 minutos, assistiu Otamendi para o segundo tento da tarde, antes de voltar a marcar quase à beira do intervalo. Ainda antes do apito final, o criativo brasileiro ainda teve tempo de inventar mais um golo e, na cara do guarda-redes, optar por oferecer o mesmo ao compatriota Marcos Leonardo.
A exibição de Neres deixa, assim, Roger Schmidt com uma boa dor de cabeça para o jogo da 2.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, agendado para quinta-feira, mas já se percebeu que dificilmente o treinador alemão abdica de Di María e de João Mário nos jogos de maior prioridade.
Titular apenas por sete vezes
O regresso de Di María ao Benfica, no último verão, retirou espaço a David Neres no onze titular. Esta temporada, o brasileiro de 26 anos alinhou de início apenas por sete vezes, sendo que em duas delas foi em jogos da Liga dos Campeões.
A inclusão dos dois jogadores no mesmo onze será sempre um desafio para Roger Schmidt, até por conta das responsabilidades defensivas, mas não deixa de ser curioso que o treinador das águias já tenha apostado na dupla apenas por duas vezes, em dois jogos de elevado nível de exigência: FC Porto, na Luz, e Inter, em Itália.
De resto, Di María e Neres já se cruzaram em campo por outras 13 ocasiões.
Empatados nas assistências
Na comparação direta vai sendo Ángel Di María o mais produtivo, pese embora tenha como principal vantagem o facto de não ter sofrido uma paragem mais prolongada como aconteceu com Neres.
O argentino acumula, até ao momento, um saldo de 13 golos e sete assistências em 2581 minutos distribuídos por 32 jogos. Por seu turno, o brasileiro contabiliza apenas três golos, mas tem as mesmas assistências num período de utilização substancialmente menor: 751 minutos em 18 jogos.
Leia Também: Neres fez quase tudo sozinho e ofereceu último golo do Benfica ao amigo