Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Vitória SC reage à morte de Artur Jorge e realça "perda enorme"

O Vitória de Guimarães considerou hoje que a morte do antigo treinador e selecionador nacional Artur Jorge representa "uma perda enorme para o futebol português", enviando condolências à família e amigos.

Vitória SC reage à morte de Artur Jorge e realça "perda enorme"
Notícias ao Minuto

11:40 - 22/02/24 por Lusa

Desporto Óbito

"O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar e tristeza pelo falecimento de Artur Jorge, aos 78 anos. É uma perda enorme para o futebol português", refere a nota publicada pelos vimaranenses no sítio oficial.

Antes da carreira como treinador principal entre 1981 e 2016, na qual conquistou 13 títulos, entre os quais a Taça dos Campeões Europeus pelo FC Porto, em 1987, Artur Jorge foi treinador adjunto do Vitória de Guimarães na época 1980/81, numa equipa técnica liderada por José Maria Pedroto, outra referência do futebol luso, nomeadamente dos 'dragões'.

Artur Jorge estreou-se como treinador principal no Belenenses, em 1981/82, temporada em que também esteve no Portimonense, clube onde manter-se-ia até ao final da época 1983/84.

O treinador rumou ao FC Porto em 1984/85, do qual saiu após a conquista da Taça dos Campeões Europeus para treinar os franceses do Matra Racing, regressando aos 'dragões' em 1988/89.

A primeira passagem pela seleção portuguesa acontece em 1990 e 1991, iniciando o falhado apuramento para o Euro1992, seguindo-se uma passagem pelo Paris Saint-Germain, antes do regresso a Portugal para treinar, sem sucesso o Benfica.

Artur Jorge voltou a comandar a seleção no apuramento para o Mundial1998, que também falhou, seguindo-se passagem por Tenerife, Vitesse, Paris Saint-Germain, Al Nassr e Al Hilal (Arábia Saudita), Académica, CSKA Moscovo, Al Nasr (Kuwait), Creteil Lusitanos e Alger, além da seleção dos Camarões e da Suíça.

Nascido no Porto, Artur Jorge iniciou a carreira de futebolista no FC Porto, na época 1964/65, e destacou-se ao serviço da Académica, do Benfica e do Belenenses, até 1978, tendo conquistado sete títulos e somado 16 internacionalizações pela seleção portuguesa.

Leia Também: FC Porto lamenta morte de Artur Jorge e recorda primeiro título europeu

Leia Também: Dos clubes à seleção (e não só). As reações à morte de Artur Jorge

Leia Também: André Villas-Boas despede-se de Artur Jorge. Eis a mensagem

Leia Também: Morreu Artur Jorge, antigo selecionador nacional, aos 78 anos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório