Artur Jorge morreu hoje de madrugada, em Lisboa, aos 78 anos, após doença prolongada, anunciou a sua família em comunicado.
"Evoco a memória de Artur Jorge, jogador, treinador e selecionador nacional de futebol, além de homem culto, com preocupações cívicas, e poeta. A ele devemos, entre outros feitos, a conquista, na célebre final de Viena, em 1987, da primeira Taça de Campeões Europeus pelo Futebol Clube do Porto", escreveu Augusto Santos Silva na sua conta na rede social X (antigo Twitter).
Nascido no Porto, Artur Jorge foi jogador de futebol dos 'dragões', mas cedo se mudou para a Académica, da qual seguiu para o Benfica. Jogou também no Belenenses e no clube norte-americano Rochester Lancers.
Como treinador, teve o momento alto da carreira na época de 1986/87 quando venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus pelo FC Porto. Foi em duas ocasiões selecionador nacional.
Artur Jorge conquistou três campeonatos nacionais, uma Supertaça e uma Taça de Portugal como treinador do FC Porto, além do torneio europeu, e deu ao Paris Saint-Germain o seu segundo título de campeão de França, em 1993/94.
Leia Também: "Artur Jorge? Inúmeros feitos como jogador, treinador e selecionador"