Meteorologia

  • 11 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

À terceira é de vez? Roger Schmidt à prova contra a 'maldição' europeia

Treinador alemão sabe bem o que é enfrentar um mês de março 'diabólico' que rapidamente se transforma em... eliminação.

À terceira é de vez? Roger Schmidt à prova contra a 'maldição' europeia
Notícias ao Minuto

07:25 - 06/03/24 por Miguel Simões

Desporto Benfica

Após a goleada sofrida no Estádio do Dragão, no Clássico frente ao FC Porto (5-0), o Benfica volta a reunir atenções para a Liga Europa, onde defrontará o Rangers, na primeira mão dos 'oitavos', com a necessidade de dar uma resposta imediata à mais recente 'humilhação'. Ainda assim, há uma 'malapata' europeia em torno de Roger Schmidt que precisará de ser afastada.

Os dados do treinador alemão na Liga Europa são claros. Apesar de ter somado 22 triunfos em 34 jogos, o 'travão' na prova aconteceu, no máximo, até aos 'oitavos', de tal forma que Schmidt não sabe o que é estar entre o top8 da prova.

Curiosamente, foi nas primeiras duas participações em que conseguiu chegar mais longe. Em 2013/14, ao serviço do RB Salzburgo,  o técnico de 56 anos fechou a fase de grupos com um registo 100% vitorioso, deixou o Ajax para trás nos dezasseis-avos e acabou por cair aos pés do Basileia nos 'oitavos', com um empate na Suíça (0-0) e uma derrota na Áustria. Dois anos depois, em 2015/16, ajudou o Bayer Leverkusen a eliminar o Sporting nos dezasseis-avos, mas voltou a travar a fundo na fase seguinte, frente ao Villarreal, com uma derrota em Espanha (2-0) e um empate na Alemanha (0-0).

De resto, em 2020/21 e em 2021/22, ao leme do Ajax, Roger Schmidt só passou a fase de grupos na primeira das ocasiões, acabando eliminado pelo Olympiacos (agregado de 5-4), de Pedro Martins, nos dezasseis-avos. E na Liga dos Campeões? A história é algo semelhante, mas com uma exceção - precisamente a do Benfica.

Notícias ao Minuto Só o Inter conseguiu derrotar a equipa de Roger Schmidt, em termos europeus, na temporada passada.© Getty Images  

Inspiração na 'receita' da época passada?

Atingir os 'quartos' de uma prova europeia só aconteceu por duas ocasiões na carreira de Roger Schmidt. A mais complexa aconteceu na Luz, precisamente na temporada passada. Já depois de ter 'guiado' o PSV ao top8 da primeira edição da Liga Conferência Europa, onde foi travado frente ao Leicester City (0-0 em Inglaterra e 1-2 nos Países Baixos), o treinador germânico voltou a ir longe numa competição europeia, na época seguinte, e logo na prova milionária.

Fruto de uma fase de grupos de Liga dos Campeões muito feliz para o Benfica - com quatro triunfos e dois empates, ambos diante do PSG -, seguiu-se o Club Brugge como 'vítima' nos 'oitavos' (agregado de 7-1) e a consequente chegada aos 'quartos' da competição. Aí, o emblema da Luz não conseguiu sorrir, uma vez que o empate alcançado frente ao Inter (3-3), em Milão, na segunda mão, não foi suficiente para contrariar o impacto da derrota caseira (0-2), duas semanas antes.

Ainda assim, dentro da 'malapata' que se tem gerado em torno da Liga Europa, Roger Schmidt quererá seguir o exemplo das duas últimas temporadas, com duas chegadas aos 'quartos' das provas europeias, para provar que também a segunda maior prova de clubes pode entrar para esse top8 - algo que nunca conseguiu até então.

Será que a 'chave' desbloqueadora funcionará contra os escoceses? Para isso, o treinador alemão terá de se apoiar na célebre expressão "à terceira é de vez" para sorrir no acesso aos 'quartos' (inéditos) na Liga Europa.

Leia Também: "A exibição do Benfica não foi de propósito, mas deve-se a alguém"

Leia Também: Benfica deixa 'blackout' de lado e já promove duelo com Rangers

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório