O Barcelona carimbou, ao início da noite desta terça-feira, o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, graças ao triunfo conquistado na receção ao Napoli, por 3-1, depois de, na primeira mão dos 'quartos', se ter registado um empate a uma bola.
Os catalães assinaram um arranque de jogo, verdadeiramente, 'diabólico', e colocaram-se em vantagem ao fim de apenas 15 minutos, por intermédio de Fermín López. Dois minutos depois, Raphinha atirou em cheio ao poste, mas, na recarga, o internacional português João Cancelo não perdoou.
Ainda assim, a equipa onde milita o internacional português Mário Rui (que voltou a ser aposta a titular, tal como o compatriota) recusou 'atirar a toalha ao chão', e um golo de Amir Rrahmani, ainda antes do apito para o intervalo, relançou a eliminatória.
Já no segundo tempo, os italianos pressionaram em busca, pelo menos, da igualdade, que 'empurraria' o jogo para prolongamento, mas foram mesmo os homens da casa que dilataram a diferença, graças a um remate certeiro de Robert Lewandowski.
O Barcelona junta-se, desta maneira, a Manchester City, Real Madrid, Paris Saint-Germain e Bayern Munique na próxima fase da prova eliminatória. As restantes vagas ficarão decididas no Arsenal-FC Porto, no Atlético de Madrid-Internazionale e no Borussia Dortmund-PSV.
Onzes
Barcelona: Ter Stegen; João Cancelo, Ronald Araújo, Cubarsí, Koundé; Christensen, Fermín, Gundogan; Raphinha, Lamine Yamal e Lewandowski.
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Juan Jesus, Rrhamani, Mário Rui; Lobotka, Zambo Anguissa, Traorè; Politano, Kvaratskhelia e Osimhen.
Antevisão
O Estádio Olímpico Lluís Companys será palco, ao início da noite desta terça-feira, de um encontro de 'sotaque' português acentuado, que irá colocar, frente a frente, o Barcelona, de João Cancelo e João Félix, e o Napoli, de Mário Rui, na procura por um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões.
A eliminatória está totalmente em aberto, uma vez que, no primeiro embate, no Estádio Diego Armando Maradona, registou-se um empate a uma bola, na sequência dos golos assinados por Robert Lewandowski e Victor Osimhen.
Neste momento, recorde-se, estão já apuradas metade das equipas para a próxima fase da prova a eliminar. São elas Manchester City, Real Madrid, Paris Saint-Germain e Bayern Munique. À mesma hora, o FC Porto tentará deixar para trás o Arsenal.
O Napoli-Barcelona vai contar com a arbitragem do juiz neerlandês Danny Makkelie, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Jorge Mendes 'cozinha' acordo entre Barcelona e Atlético por João Félix