A UEFA, organismo que rege o futebol europeu, flexibilizou "discretamente" as suas regras relativas aos grupos de propriedade de vários clubes, na antecâmara para as alterações introduzidas na próxima época nas competições de clubes. A notícia é avançada pelo The Athletic.
A partir da campanha de 2024-25, os clubes de propriedade comum que estão impedidos de jogar na mesma competição de clubes da UEFA poderão agora jogar em diferentes competições da UEFA.
Por exemplo, é possível que um dos clubes Manchester United ou Nice, ambos atualmente sob o controlo de Sir Jim Ratcliffe e da sua empresa INEOS, possa jogar na Liga dos Campeões, enquanto o outro joga na Liga Europa ou na Liga da Conferência.
O mesmo aconteceria com o Manchester City e o Girona, do City Football Group, com o Leipzig e o Salzburgo, da Red Bull, ou com o Paris Saint-Germain e o Sp. Braga, do Qatar Sports Investment mas liderado por António Salvador.
A Qatar Sports Investments entrou para o capital social da SAD no outono de 2022, adquirindo os 21,67 por cento das ações que pertenciam à Olivedesportos. Entretanto, reforçou a sua posição no final de 2023, passando a deter 29,60 por cento, mantendo-se como minoritária.
Leia Também: Avançado do Sp. Braga bisa no empate da seleção sub-20 com a Chéquia
Leia Também: Fonte incentivou Pizzi em brincadeira. João Moutinho mostrou como se faz