Powered by Betano
Liga dos Campeões da UEFA
Estrela Vermelha
Estrela Vermelha
Hoje
17H45
VfB Estugarda
VfB Estugarda
1
3.65
X
3.70
2
1.87
Liga dos Campeões da UEFA
SK Sturm Graz
Sturm Graz
Hoje
17H45
Girona FC
Girona
1
3.15
X
3.70
2
2.02
Liga dos Campeões da UEFA
AS Mónaco FC
AS Mónaco
Hoje
20H00
SL Benfica
Benfica
1
2.18
X
3.50
2
2.95
Liga dos Campeões da UEFA
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
20H00
Juventus FC
Juventus
1
2.30
X
3.05
2
3.15

Entre cabeçadas e toucas, 'frango' coloca FC Porto com um pé no Jamor

Azuis e brancos levam uma curta vantagem para o duelo da segunda mão no Dragão. Duelo ficou marcado pelo arrepiante choque de cabeças entre Ricardo Mangas e Jorge Sánchez.

Notícia

© Miguel Pereira/Global Imagens

Rodrigo Querido
03/04/2024 22:22 ‧ 03/04/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Taça de Portugal

O FC Porto colocou-se a um passo da final da Taça de Portugal, ao vencer, esta quarta-feira, na visita ao Vitória SC, por 1-0, em jgoo a contar para a primeira mão das meias finais da prova-rainha do futebol nacional.

O único golo do encontro surgiu logo no início da segunda parte por intermédio de Pepê. Um resultado magro que deixa tudo em aberto para o encontro da segunda mão no Estádio do Dragão.

Filme do jogo:

Em relação ao último jogo, e por força dos castigos de Francisco Conceição e Diogo Costa, Sérgio Conceição chamou ao onze Gonçalo Borges e Cláudio Ramos. A esta dupla mexida obrigatória, o treinador do FC Porto juntou a colocação na equipa inicial de Jorge Sánchez, que rendeu o internacional português João Mário.

E foi mesmo o internacional mexicano que esteve ligado a um dos momentos que marcam a primeira parte. Corria o minuto 15 quando o ex-Ajax chocou com a cabeça de Ricardo Mangas, num lance que lançou apreensão nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques. Depois de largos minutos parado, o encontro foi retomado e os dois atletas continuaram em campo com uma touca na cabeça.

No que ao jogo jogado diz respeito, o encontro em Guimarães ficou marcado por muito equilíbrio nesta etapa inicial. O FC Porto teve algumas oportunidades de golo mais evidentes, mas não aproveitou para quebrar o nulo, muito por culpa das defesas de Bruno Varela que regressou à titularidade quase dois meses depois.

Depois de um jogo algo amarrado durante praticamente toda a primeira metade, foi preciso esperar pelos nove minutos de compensação para ver mais do que se viu em 45'. Alan Varela deu o primeiro sinal de perigo com um remate fortíssimo que passou pouco por cima da barra, antes de Gonçalo Borges ficar perto de um desvio certeiro ao segundo poste (45+9'). Pelo meio, João Mendes fez a bola passar muito perto da baliza à guarda de Cláudio Ramos.

Sem alterações em nenhuma das equipas em tempo de descanso, a segunda parte começou praticamente com o primeiro golo do encontro aos 52 minutos. Após um cruzamento de Nico González, Pepê apareceu livre de marcação nas costas da defesa minhota e cabeceou para o fundo das redes. Bruno Varela ainda tocou na bola mas não conseguiu segurar, ficando muito mal na fotografia.

Esperava-se que este golo do internacional brasileiro animasse as hostes no D. Afonso Henriques, mas a verdade é que o encontro entrou numa fase menos mexida. O FC Porto procurou gerir esta vantagem magra, ao passo que o Vitória SC pouco incomodou os azuis e brancos. Destaque para o facto das claques afetas ao FC Porto terem lançado tochas para o relvado, o que gerou uma grande coluna de fumo no relvado.

À entrada para os minutos finais, Borevkovic viu cartão amarelo por intercetar a bola com a mão, travando ataque rápido perigoso de Evanilson. O banco do FC Porto pediu cartão vermelho, mas Nuno Almeida assim não entendeu. Pouco depois, Romário Baró testou a atenção de Bruno Varela com uma 'bomba' de fora da área. O guardião minhoto respondeu com uma grande defesa.

Já em tempo de descontos, o espanhol Iván Jaime esteve perto de assinar o 2-0 para o FC Porto. O ex-Famalicão apareceu na área e rematou rasteiro para uma enorme defesa de Bruno Varela que segurou esta desvantagem mínima dos minhotos.

O FC Porto segue, assim, para o encontro da segunda mão no Estádio do Dragão com uma curta vantagem. O duelo acontece a 17 de abril.

Momento do jogo: O brasileiro Pepê deixou o FC Porto mais perto da final da Taça diante do Sporting, desviando para o fundo das redes um cruzamento de Nico González.

Equipas iniciais

Vitória SC: Bruno Varela, Manu Silva, Toni Borevkovic, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar, Tomás Händel, Tiago Silva, João Mendes, Ricardo Mangas, Jota Silva, Nélson Oliveira.

Suplentes: Charles, Jorge Fernandes, Miguel Maga, Alberto, Zé Carlos, André André, Kaio César, Nuno Santos e Adrián Butzke.

FC Porto: Cláudio Ramos, Jorge Sánchez, Pepe, Otávio Ataíde, Wendell, Nico González, Alan Varela, Pepê, Gonçalo Borges, Galeno, Evanilson.

Suplentes: Samuel Portugal, Toni Martínez, João Mário, Eustaquio, Grujic, Iván Jaime, Namaso, Fábio Cardoso e Romário Baró

Antevisão

Hoje é dia de emoções fortes em Guimarães. Vitória SC e FC Porto medem forças, na noite desta quarta-feira, em encontro a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. E já entram em campo a saber do adversário na final. 
 
Os dragões deslocam-se ao berço da Nação depois da surpreendente (e polémica) derrota diante do Estoril (1-0) e que gerou muitos tumultos do lado dos azuis e brancos. Alheios a esta situação, os minhotos vêm de uma vitória no dérbi contra o Moreirense (1-0).

Apesar do histórico favorável de Sérgio Conceição no Estádio D. Afonso Henriques - com sete triunfos e um empate desde que assumiu a liderança dos dragões - a verdade é que do outro lado estará um adversário que tem feito do seu estádio uma fortaleza.

Foram cinco derrotas e treze vitórias em 19 jogos realizados no D. Afonso Henriques esta época. E uma das vitórias foi mesmo contra o Sporting. Já na receção ao Benfica, o clube de Álvaro Pacheco alcançou um empate. Dos confrontos com os três grandes, só o FC Porto teve uma vitória em Guimarães, mas teve de suar para a alcançar.

O jogo - um dos grandes clássicos do futebol português - tem apito inicial agendado para as 20h30, com arbitragem de Nuno Almeida, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Sporting da Taça torna-se no programa mais visto de 2024

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ruben Amorim hospedado em hotel que pode custar quase 5 mil euros/noite

Ruben Amorim

Ruben Amorim hospedado em hotel que pode custar quase 5 mil euros/noite

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"A mãe do Verstappen era fantástica, das melhores pilotos do mundo"

Fórmula 1

"A mãe do Verstappen era fantástica, das melhores pilotos do mundo"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas