Vitória gela Dragão seis anos depois e FC Porto volta a cair com estrondo

Entrada em falso e expulsão de Pepe na segunda parte custam a segunda derrota consecutiva, a sexta no campeonato.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
07/04/2024 22:30 ‧ 07/04/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O FC Porto não aproveitou a derrota do Benfica frente ao Sporting, 24 horas antes, e também se deixou derrotar, este domingo, na receção ao Vitória SC (1-2), em jogo da 28.ª jornada da I Liga. Os dragões perderam assim a possibilidade de se aproximarem do segundo lugar, que garante o acesso à fase preliminar da Liga dos Campeões. 

Depois de uma entrada em falso, os dragões ficaram em maiores dificuldades no segundo tempo, depois da expulsão de Pepe. Por seu turno, o Vitória SC continua a superar-se e já igualou os 56 pontos do rival Sp. Braga, ficando a apenas dois pontos do... FC Porto. 

Refira-se, ainda, que o último triunfo do Vitória SC no Dragão, em jogos do campeonato, havia sido em agosto de 2018. Quase seis anos depois, a equipa vitoriana volta a sorrir na cidade Invicta. 

Filme do jogo

Depois do embate na Taça de Portugal, em Guimarães, que deixou o FC Porto mais perto da final do Jamor, o Vitória SC entrou em campo com vontade de fazer estragos e com pouco a perder. 

Aos 12 minutos, e na sequência de um livre indireto, Galeno tentou cortar a bola, mas acabou por trair Diogo Costa, desviando-a para dentro da baliza. 

O Vitória SC viu-se em vantagem, mas não se acomodou e foi em busca de explorar as costas da defensiva portista que esta noite não contava com a presença de Otávio (a cumprir castigo). Foi mesmo por aí que Jota Silva (33') encontrou o caminho para o segundo golo vitoriano no Dragão. Bola nas costas de Pepe e o mais recente internacional a bater Diogo Costa. 

Sérgio Conceição não gostava do que estava a ver e começou a preparar uma tripla alteração que acabaria por não acontecer. No entanto, a agitação no banco trouxe frutos e o FC Porto reduziria a distância no marcador ainda antes do intervalo. Pepê lançou Galeno (44') que, na cara de Bruno Varela, redimiu-se do autogolo e devolveu a esperança aos adeptos presentes no Estádio do Dragão. 

A primeira mexida de Conceição aconteceu, sim, ao intervalo, com Zé Pedro a render Fábio Cardoso no eixo defensivo. Do outro lado, Álvaro Pacheco também mexia no xadrez, Tomás Ribeiro e Ricardo Mangas entraram para os lugares de Handel e Afonso Freitas, sendo que o segundo não duraria mais do que 10 minutos, tendo saído com queixas musculares aos 55 minutos. 

O FC Porto parecia melhor, contra um Vitória mais na expectativa, mas Bruno Varela ia sendo mais espetador do que interveniente. Nesse sentido, Conceição voltou a mexer, fazendo entrar Iván Jaime e João Mário e retirando Sánchez e Alan Varela. 

O FC Porto estava a ficar mais perigoso, e já com o regressado Taremi em campo, mas Pepe recebeu ordem de expulsão após palavras dirigidas a Fábio Veríssimo, que chegou a fazer o gesto de óculos para 'explicar' o que motivou a decisão drástica. 

A inferioridade numérica tirou força ao FC Porto, tal como seria de prever, e o Vitória aproveitou para gerir a vantagem no marcador de uma outra forma e sempre apostado em explorar as costas dos dragões que iam subindo no terreno em busca do empate. 

O cansaço ia tomando conta das duas equipas e o resultado não mais se alterou até ao final dos 90 minutos. O FC Porto acumulou, assim, a segunda derrota consecutiva no campeonato, a sexta em 28 jornadas, e não aproveitou o deslize do rival Benfica para se aproximar do segundo posto. 

Momento do jogo: A expulsão de Pepe, no momento em que o FC Porto estava por cima do jogo e que parecia estar perto do empate, colocou um ponto final na história do jogo. 

Equipas iniciais 

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Sánchez, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Nico, Alan Varela, Pepê; Galeno, Namaso e Francisco Conceição. 

ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; Manu, Jorge Fernandes, Borekovic; Bruno Gaspar, Handel, João Mendes, Tiago Silva, Afonso; Jota e Kaio César.  

Antevisão

O FC Porto recebe, este domingo, o Vitória SC em jogo da 28.ª jornada da I Liga. Depois de portistas e vitorianos terem medido forças na Taça de Portugal, na passada quarta-feira, há novo embate, desta feita no Estádio do Dragão, com o conjunto azul e branco a ter via aberta para reduzir a desvantagem pontual face ao Benfica, segundo classificado, que ontem foi derrotado pelo Sporting e ficou mais longe do título. 

Por seu turno o Vitória também quer aproveitar a derrota do Sp. Braga, ante o Arouca, para igualar a marca dos 56 pontos. 

Ainda assim, e tendo em conta o histórico mais recente, vale lembrar que o FC Porto venceu os últimos jogos contra o Vitória SC no campeonato. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre FC Porto e Vitória SC a partir das 20h30 no Desporto ao Minuto

Leia Também: FC Porto-Vitória SC: Depois da Taça, é hora de reencontro no campeonato

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas