O Bayer Leverkusen confirmou, este domingo, a conquista (inédito) de campeão alemão ao goelar o Werder Bremen (5-0), em jogo da 29.ª jornada da Bundesliga. O conjunto orientado por Xabi Alonso faz, assim, história e coloca um ponto final no ciclo de 11 anos consecutivos de títulos para o Bayern Munique.
Victor Boniface abriu o marcador aos 25 minutos, através de uma grande penalidade, e fez a BayArena respirar de alívio.
Na segunda chegaram os restantes golos, com Granit Xhaka a abrir o livro aos 60 minutos, com um grande golo, antes de Florian Wirtz bisar (68' e 83').
Após o quarto golo da partida, o segundo de Wirtz, os adeptos entusiasmaram-se e acabaram por protagonizara uma pequena invasão do relvado. Foram os próprios jogadores que tiveram de apelar a calma e reencaminhar os adeptos para a bancada com o intuito de não provocar qualquer tipo de suspensão que adiasse a festa que estava a ser preparada.
Ainda antes do apito final, Wirtz (90') ainda conseguiu chegar ao hattrick, com mais um golo que originou nova invasão do relvado.
Feitas as contas, o Bayer Leverkusen acumula 79 pontos ao cabo de 29 jornadas, faltando outras cinco para que seja concluído o campeonato. O Bayern Munique, o habitual campeão, tem menos 16 pontos e está no segundo lugar, com os mesmos pontos do Estugarda, que fecha o pódio.
13 galardoados
O Bayer Leverkusen já havia conquistado um título de campeão no segundo escalão, mas nunca o havia conseguido no máximo escalão. São, agora, 13 as equipas que conseguiram sagrar-se campeãs da Bundesliga.
O Bayern Munique, claro está, continua longe da concorrência, com um total de 32 títulos de um total de 61.
Refira-se o Bayer Leverkusen tem ainda a possibilidade de conquistar a Taça da Alemanha nesta temporada e também se encontra bem encaminhado para chegar à final da Liga Europa.
[Notícia atualizada às 18h28]
Leia Também: Wirtz chegou ao hattrick e originou a invasão de campo (e final de jogo)