Famalicão-Sporting: 'Round 2' no Minho e um teste de fogo para os leões

Verde e brancos voltam ao norte do país pela segunda vez em menos de uma semana, depois da goleada em Barcelos, para acertar calendário com os famalicenses. Novo triunfo deixa caminho ainda mais aberto para o título.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
16/04/2024 07:53 ‧ 16/04/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

Pouco mais de dois meses depois, esta terça-feira é dia de acerto de calendário entre Famalicão e Sporting. Após o duelo de fevereiro deste ano ter sido adiado devido à falta de policiamento, famalicenses e leões colocam em dia o calendário da I Liga, com os verde e brancos a poderem reforçar, ainda mais, a liderança neste jogo em atraso da 20.ª jornada.

As duas equipas chegam a este encontro em fases bem distintas. O Famalicão de fevereiro tinha como treinador João Pedro Sousa e estava numa série negativa de resultado. Ao invés, o conjunto que agora é orientado por Armando Evangelista segue na melhor fase da temporada, com duas vitórias e um empate nos últimos três jogos.

Já o Sporting segue tranquilo na liderança da I Liga, algo que não acontecia há pouco mais de dois meses. Na altura, os leões lideravam o campeonato, mas com uma vantagem mais curta em relação ao Benfica. Um novo triunfo no Minho deixará o conjunto liderado por Rúben Amorim com mais sete pontos do que o rival encarnado e com caminho aberto para a conquista do título de campeão nacional.

Mas não se espera um jogo fácil para os leões nesta segunda ida ao Minho em menos de uma semana. Depois da goleada em Barcelos, os vigentes líderes do campeonato viajam até um terreno onde costumam ter dificuldades na condição de visitante.

O duelo entre Famalicão e Sporting, que decorrerá no Estádio Municipal de Famalicão, será Fábio Veríssimo, com o encontro a arrancar às 20h15 desta terça-feira.

Treinadores em discurso direto

Armando Evangelista:

Série positiva: "Vamos procurar, dentro daquilo que temos vindo a fazer, continuar a acrescentar qualidade aos momentos em que já temos de qualidade. Se conseguirmos, vamos continuar a ser competitivos, a procurar vitórias e a dignificar o nosso clube. É esta responsabilidade que procuramos ter."

Equipa moralizada: "Os bons resultados, o que fizemos até agora, ajudam, claro que sim, porque colocam o estado anímico dos nossos jogadores elevado, muito mais predispostos para ouvir e para assimilar, sem dúvida."

Momento do Sporting: "Sabemos que, do outro lado, temos um Sporting moralizado. E de que forma? Naquilo que eles têm feito. Compete-nos a nós contrariar isso mesmo."

Rúben Amorim:

'Xeque-mate' ao título? "Não vou dizer isso. Ganhando ou perdendo, teria de responder antes dos outros jogos. Se dissesse que acabava o campeonato aqui, teria um problema para falar do jogo com o Vitória. A partir de agora, todos os jogos são decisivos. Ganhando, olhamos para o campeonato com menos um jogo e menos esperança para o adversário. Só quando estivermos com a taça na mão é que será xeque no título. Até lá, temos de olhar para os nossos jogos."

Famalicão já não tem o mesmo treinador da data original do jogo: "Pela vantagem que têm nesta fase, é diferente. Tem um caráter mais decisivo do que tinha na altura. Havia alguns jogadores do Famalicão, na altura... Iam apresentar-se com uma linha de cinco, nesse jogo. Agora, pode ser diferente. Diria que vai ser uma abordagem parecida, com a equipa do Sporting, um bocadinho com mais bola, mas algumas nuances podem mudar, devido às características dos treinadores. Seria difícil vencer, mas estamos preparados."

Jogo mais importante da corrida ao título: "É muito importante, não há como esconder. Acreditamos, sabemos que é possível ser campeão, sabemos da ânsia do jogo, mas, principalmente, para mim, é tirar um bocadinho a esperança aos adversários. Isso, para mim, tem impacto no desenrolar do campeonato. Estamos preparados para fazer o nosso jogo, queremos muito ganhar, sobretudo, porque já estivemos do outro lado. No segundo ano, estivemos sempre à espera que o FC Porto perdesse, e foi difícil. Não podemos dar esperança aos adversários, queremos muito ganhar. Não vou dizer que é muito importante, se não, vou ter de estar aqui a dizer, contra o Vitória SC, que é o mais importante. Quanto menos jogos houver, mais temos de matar as esperanças dos adversários e ganhar força."

Últimos resultados

Famalicão: D-E-V-V-E

Sporting: V-V-E-V-V

Últimos onzes

Famalicão: Luiz Júnior, Nathan, Mihaj, Justin de Haad, Francisco Moura, Zaydou, Topic, Gustavo Sá, Puma Rodríguez, Sorriso e Cádiz.

Sporting: Israel, Diomande, Inácio e Eduardo Quaresma, Geny Catamo, Morita, Daniel Bragança e Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Gyokeres.

Ausências

Famalicão: Mihaj (suspensão).

Sporting: Adán e Matheus Reis (lesionados).

Leia Também: Armando Evangelista confia num Famalicão "moralizado" frente ao Sporting

Leia Também: Rúben Amorim e o título: "Temos de matar as esperanças dos adversários"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Mercado de Transferências

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas