A I Liga aproxima-se a passos largos do final da época e, prestes a entrar no mês de maio, com três jornadas por disputar, ainda continua tudo por decidir em torno do título de campeão, das vagas europeias e ainda da fuga à queda para o segundo escalão do futebol português.
No que toca ao trono, o Sporting, apesar do empate no Clássico frente ao FC Porto (2-2), segue na liderança com mais chances para destronar o ainda campeão Benfica, face à distância de quatro pontos para o segundo classificado.
A possibilidade de os leões se sagrarem campeões no próximo fim de semana, nas contas da antepenúltima jornada, ainda continua em cima da mesa, mas apenas 'no sofá'. Em caso de triunfo na receção ao Portimonense, no próximo sábado, o Sporting precisará de um 'tropeção' do Benfica em Famalicão para poder, aí sim, celebrar o 20.º campeonato nacional no próximo domingo.
Na eventualidade de os dois rivais lisboetas somarem o mesmo resultado na próxima jornada, as decisões ficam adiadas para a penúltima ronda, em que o Sporting se desloca ao reduto do Estoril ainda antes de o Benfica receber o Arouca. Já na última jornada, os leões recebem o Desportivo de Chaves e as águias visitam o terreno do Rio Ave.
De recordar que, em caso de igualdade pontual no fecho do campeonato, o primeiro critério de desempate é o confronto direto, mas o 2-1 no dérbi da Luz e o 2-1 no dérbi de Alvalade levam a novo empate e, aí, entra a diferença de golos. Neste momento, o saldo é de 60 golos positivos para os leões e 46 para as águias. Quer isto dizer que, na teoria, o conjunto de Rúben Amorim está a quatro pontos de confirmar o título, embora cinco ou mais pontos conquistados acabem por não deixar margem para dúvidas.
Apesar das contas favoráveis ao Sporting, o Benfica ainda tem motivos para continuar a sonhar com o bicampeonato nacional, mas precisaria que os leões 'escorregassem', pelo menos, mais duas vezes, em três partidas, para um cenário (algo improvável) de reviravolta no topo da classificação.
Eis o calendário para as últimas três jornadas:
Sporting:
Portimonense (casa): sábado, 4 de maio, às 18 horas
Estoril (fora): sábado, 11 de maio, às 18 horas
Desportivo de Chaves: data por definir
Benfica:
Famalicão (fora): domingo, 5 de maio, às 20h30
Arouca (casa): domingo, 12 de maio, às 18 horas
Rio Ave (fora): data por definir
Leia Também: FC Porto-Sporting: Viagens, eleições e... agora sim, o Clássico