Sensivelmente uma semana após o polémica derroa no El Clásico frente ao Real Madrid (3-2), o Barcelona regressou aos triunfos no encerramento da 33.ª jornada da La Liga, esta segunda-feira, ao 'despachar' o Valencia (4-2), com uma reviravolta a ser consumada nas 'cabeçadas' e no livre direto do hatrrick de Robert Lewandowski perante um adversário em inferioridade numérica.
O primeiro tempo, pode-se dizer, foi de 'loucos'. Já depois de um intenso temporal em Montjuic, Fermín López colocou a equipa de Xavi Hernández - no seu primeiro jogo desde que decidiu ficar no clube na próxima temporada - na frente, aos 22 minutos, seguindo-se uma resposta cinco minutos depois, com o empate (27'), fruto de uma brincadeira de Ter Stegen que correu muito mal.
Num jogo em que João Cancelo foi titular pelos catalães, enquanto André Almeida e Thierry Correia alinharam de início pelos morcegos. Pepelu, ex-Vitória SC, tratou de assinar a cambalhota aos 38 minutos, numa grande penalidade exemplarmente convertida, sendo que a primeira parte não terminou sem antes Mamardashvili ser expulso aos 45+4', após alerta do VAR, por ter jogado a bola com a mão de fora da área, impedindo a progressão de Yamal e levando a que André Almeida fosse substituído 'forçosamente'.
A equipa catalã - com João Félix a ir a jogo aos 66 minutos - aproveitou a superioridade numérica e tudo passou pelos pés e pela cabeça de Robert Lewandowski. Aos 49 minutos, o internacional polaco fez o 2-2 de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, numa 'receita' que daria o 3-2 aos 82 minutos. Já o 4-2 final aconteceu num livre direto, cobrado pelo experiente avançado, aos 90+3'.
Com este resultado, o Barcelona soma agora 73 pontos, a 11 do Real Madrid, quando faltam apenas cinco jornadas por disputar, pelo que diminui as possibilidades de festa dos merengues na próxima jornada. Já o Valencia é oitavo, com 47 pontos, ainda a lutar pela manutenção.
[Notícia atualizada às 22h13]
Leia Também: Lewandowski quebrou 'jejum' e deixou Barcelona a festejar neste lance
Leia Também: Ex-Vitória SC 'tramou' Barcelona com remontada e festejou desta maneira
Leia Também: Temporal em Barcelona provoca 'inundação' na tribuna de imprensa
Onzes
Barcelona:
BARÇA XI #BarçaValencia pic.twitter.com/dlTLzbkhY9
— FC Barcelona (@FCBarcelona) April 29, 2024
Valencia:
XI INICIAL 🆚@FCBarcelona_es#BarçaValencia 🦇#ADNVCF pic.twitter.com/04UpJQPtFE
— Valencia CF (@valenciacf) April 29, 2024
Antevisão
O Barcelona volta a competir na La Liga, esta segunda-feira, na receção ao Valencia, precisamente depois da polémica derrota no El Clásico, diante do Real Madrid (3-2), com muitas críticas dirigidas à equipa de arbitragem.
Os catalães disputam a primeira partida desde que Xavi Hernández voltou atrás na sua decisão, ao garantir a sua continuidade na próxima temporada, com o objetivo de recuperar o segundo lugar perdido para o Girona. Já quanto à liderança, a 14 pontos de distância, o máximo que o Barça pode conseguir passa por ficar a 11 pontos, quando ficam a faltar mais cinco jornadas por disputar.
Já o Valencia, dos portugueses André Almeida e Thierry Correia, ainda luta pelos lugares europeus, encontrando-se na oitava posição, a dois pontos do Real Betis e a quatro da Real Sociedad. Para haver alterações nessa luta, apenas uma vitória contra a equipa de João Félix e João Cancelo é cenário.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), em Montjuic, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.