De 30 milhões de euros, em 2016, para oito, em 2024. Foi esta a trajetória do valor de mercado de Renato Sanches, segundo o site especializado Transfermarkt. Valores que permitem ver como a carreira do internacional português está em queda, aos 26 anos de idade (completa 27, em agosto).
Ninguém lhe retira os recordes alcançados no início da carreira - continua a ser o jogador mais jovem a marcar no Euro'2016, apesar de ser médio, venceu o prémio de melhor jogador do torneio e o Golden Boy do ano referido.
Foi vendido por 35 milhões de euros mais 45 por objetivos, ao Bayern Munique. Acabou por ser comprado pelo Lille, três anos depois, em 2019, por 20 milhões. Aí, conseguiu destacar-se e ser vendido ao Paris Saint-Germain, em 2022, por 15 milhões. Mas, mais uma vez, não se afirmou.
Fez 27 jogos pelos parisienses, sofreu lesões, e acabou emprestado nesta temporada ao AS Roma, naquela que foi, talvez, a pior época da carreira. Fez 12 jogos, disputando apenas 4% dos minutos totais de competição dos italianos. O internacional português está fora das contas para o Euro'2024 e não joga pela seleção desde novembro de 2021, quase três anos.
A 'montanha-russa' de Renato Sanches ainda volta ao topo?
Estará a tempo de voltar e deixar a sua marca na 'alta roda' do futebol europeu? Com 26 anos de idade, talvez sim. Mas restam as questões relativas ao estado do jogador (que era muito elogiado pela vertente física do seu jogo).
Nas últimas quatro temporadas, Renato perdeu sempre mais de 18 jogos por lesão. Nesta, quase bateu o recorde (23). Quando estava no Swansea, de Carlos Carvalhal, teve uma lesão de 109 dias, que iniciou um verdadeiro 'calvário'. Passados tantos anos, continua a ser a época de estreia no Benfica, em 2015/16, aquela em que Renato participou em mais jogos (35).
Com 19 títulos na carreira, um número invejável, Renato Sanches alcançou o que muitos apenas sonharam. Mas, depois do início de carreira fulgurante, o ex-Benfica. Com um alto salário - 5 milhões de euros anuais, 417 mil por mês, segundo o jornal francês Foot Mercato e contrato até 2027. Um salário elevado, numa altura em que o médio é associado ao Benfica.
Leia Também: Renato Sanches quer voltar ao Benfica: "Pode ser o renascer da carreira"
Leia Também: Renato Sanches quer voltar ao Benfica e Jorge Mendes coloca mãos à obra