Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

"Renovação de Pepe? Tem condições para jogar. Ele é um monstro do treino"

Carlos Chaínho, antigo colega de Pepe e ex-jogador do FC Porto, falou em exclusivo com o Desporto ao Minuto sobre o futuro do defesa internacional português, em vésperas da final da Taça de Portugal e do Euro'2024.

Notícia

© Getty Images

David Silva
22/05/2024 07:44 ‧ 22/05/2024 por David Silva

Desporto

Exclusivo

Pepe vai para o quinto europeu da carreira. O luso-brasileiro foi chamado por Roberto Martínez à seleção nacional portuguesa para o Euro'2024, disputado na Alemanha, alcançando um feito que muito poucos conseguiram (já Cristiano Ronaldo bate mais um recorde, com a sexta presença). 

Aos 41 anos, o capitão do FC Porto vê recompensada uma época em que esteve a bom nível, mas com alguns problemas físicos. Pepe falhou o Clássico, com o Sporting, em final de abril, e está desde então a fazer tratamento a uma lesão do tendão de aquiles do pé direito. O último encontro disputado pelo defesa foi a 21 de abril. 

A chamada para a seleção portuguesa não surpreende Carlos Chaínho, antigo futebolista do FC Porto e ex-colega de Pepe. "Acho que, por aquilo que tem vindo a fazer, o Pepe era daqueles ia estar na lista dos 26. Acho que merece ser aposta na seleção, como o Martínez falou, aquilo que é legítimo. Fez por isso, está em forma, acho que é uma chamada normal", afirmou em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto.

Mas, ainda antes do Europeu, Pepe tem mais um troféu em disputa. O FC Porto joga com o Sporting, no próximo domingo, na final da Taça de Portugal.  "Depende de como estiver, teve alguns problemas físicos. Mas houve alturas em que perdeu um ou dois jogos por lesão, não podia jogar e apareceu como novo.  Não é por aí. Seria essencial ter o Pepe, o FC Porto ficava mais perto de ganhar. É uma final muito difícil. O Sporting quer fazer a dobradinha, é muito capaz disso", analisou o antigo médio.  

Renovação, retirada ou Arábia Saudita? Futuro é incerto

Contudo, o futuro do homem que foi internacional português por 136 ocasiões é incerto. Acaba contrato com o FC Porto no final do mês de junho, estando livre para assinar por qualquer clube. Em alternativa, pode colocar um ponto final na carreira após o Europeu. A renovação com o FC Porto, diz Carlos Chaínho, seria bem-vinda, mesmo depois da mudança na direção do clube, com a entrada de André Villas-Boas. 

"O Pepe é um ativo do FC Porto, atenção. São situações normais do futebol [eleição de AVB], o Pepe é jogador do FC Porto, devido às suas condições e o facto de ser chamado a seleção nacional, é um elemento que ajuda. Agora, é sentarem-se para ver qual é intenção do Pepe, aquilo que ele quer para o futuro dele, e aquilo que a direção quer. Em termos de performance, de qualidade, acho que é assente que o Pepe pode fazer mais um ano. Isso é algo notório. Se fosse quatro ou cinco anos seria diferente."

Mesmo os recentes problemas físicos não são impeditivos. "Acho que tem condições para jogar, ele é um monstro do treino. E, hoje em dia, as coisas são diferentes. O Pepe fez um campeonato notável. Tanto na seleção como na Liga dos Campeões. É uma situação que é fácil de resolver entre as partes. Acima de tudo, acho que o Pepe não é um problema no processo, é uma solução. Pelo menos, é aquilo que eu vejo", diz Chaínho.

Chaínho, de 49 anos, recordou ainda passagem pelo Marítimo, ao lado de Pepe, em 2003/04, antes da transferência para o FC Porto. "Tive a sorte de ver o Pepe várias vezes e cruzar-me com ele. Ainda está em grande forma. Não é por acaso que foi convocado para o Europeu. Sobre o plantel, vamos ver qual é a situação da nova época. Acho que isto está na mão de ambas as partes. Se me perguntar se o Pepe tem condições de jogar? Claro que tem", afirma. 

Carlos Chaínho termina lembrando que, apesar de Pepe ter tido a época com mais vermelhos ao serviço do FC Porto (três), ele que tantas vezes é acusado de excesso de agressividade, deve-se olhar para "aquilo que ele produz", sendo "fundamental", tanto na seleção como no clube. 

Leia Também: Nani fala do futuro e aponta para Pepe e Cristiano Ronaldo: "A idade..."

Leia Também: Pepê junta-se a colegas do FC Porto na lista do Brasil para Copa América

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas