A Atalanta conquistou, esta quarta-feira, a Liga Europa ao derrotar o Bayer Leverkusen (3-0), graças um hattrick de Ademola Lookman. O avançado nigeriano de 26 anos foi a grande figura da noite em Dublin e colocou um ponto final na longa série da equipa alemã que não perdia há 51 jogos consecutivos tendo, também, complicado a vida ao... Benfica.
Lookman cedo mostrou que queria levar a Taça para Bérgamo e aos 12 minutos desfez o nulo, dobrando a vantagem da Atalanta 14 minutos depois, com um belo golo (26').
Na segunda parte, o Bayer Leverkusen alterou a abordagem ao jogo, com a entrada de Boniface, mas não conseguiu quebrar a resistência italiana, acabando por ver Lookman chegar ao terceiro da noite e completar um hattrick memorável.
Feitas as contas, a Atalanta conquista ao primeiro título internacional e o sétimo da sua história, depois de uma Taça de Itália e seis Serie B. Por seu turno, o técnico Gian Piero Gasperini conquista o primeiro título da carreira aos 66 anos.
E agora, Benfica?
As águias olhavam para esta final a torcer pelo Bayer Leverkusen, uma vez que a vitória da equipa alemã significava a entrada direta na Liga dos Campeões. Assim sendo, o Benfica fica agora a torcer que a Atalanta não tire o pé do acelerador na Serie A e consiga ficar no top4, não precisando assim da conquista da Liga Europa para marcar presença na Champions.
Para já, a formação de Bérgamo encontra-se no quinto lugar, com menos dois pontos do que Juventus e Bologna, mas têm dois jogos por disputar, ao contrário dos rivais que têm apenas mais um. Quer isto dizer que a Atalanta só depende de si para colocar (ou não) o Benfica na Liga dos Campeões.
Equipas iniciais
ONZE ATALANTA: Musso, Djimsiti, Hien, Kolasinac, Zappacosta, Ederson, Koopmeiners, Ruggeri, De Ketelaere, Lookman, Scamacca
ONZE BAYER LEVERKUSEN: Kovar, Tapsoba, Tah, Stanisic, Frimpong, Palacios, Xhaka, Hincapie, Wirtz, Grimaldo, Adli
Antevisão
Atalanta e Bayer Leverkusen discutem esta quarta-feira a final da Liga Europa em Dublin, na Irlanda. Frente a frente, italianos e alemães só pensam na vitória sendo que também o Benfica estará de olho no desenrolar dos acontecimentos por conta de uma possível chegada
O favoritismo estará, ainda assim, do lado do Bayer Leverkusen, o novo campeão alemão e que ainda não sofreu qualquer derrota na presente temporada, tendo ainda a possibilidade de conquistar a Taça da Alemanha... e a Liga Europa.
O pontapé de saída está agendado para as 20h00 e poderá seguir, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.