Foi uma história de avanços e recuos. Primeiro, o treinador catalão anunciou que iria sair no final da temporada, devido aos maus resultados. Depois, o presidente Joan Laporta segurou-o, praticamente no final da época. Agora, com o calendário dos culés já praticamente finalizado, foi anunciado o despedimento de Xavi, nesta sexta-feira.
Um ato que terá custado caro ao Barcelona. Xavi Hernández, que ganhou um campeonato ao serviço dos culés como treinador, saiu a troco de 15 milhões de euros, segundo o jornal La Vanguardia.
De acordo com o referido jornal, metade do valor será destinado ao treinador e a outra metade à equipa técnica. O Barça anunciou a demissão do treinador num comunicado na sexta-feira:
"O presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, comunicou a Xavi Hernández, esta hora do almoço, que não continuará como treinador da equipa principal na época 2024-25. A reunião teve lugar na Cidade Desportiva Joan Gamper e contou com a presença do vice-presidente desportivo, Rafa Yuste, e do diretor desportivo, Anderson Luís de Souza, o Deco, bem como dos adjuntos de Xavi, Òscar Hernández e Sergio Alegre.
O FC Barcelona agradece a Xavi o seu trabalho como treinador, que se junta a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipa, e deseja-lhe toda a sorte do mundo. Xavi Hernández fará o seu último jogo como treinador da equipa principal este domingo, em Sevilha", pode ler-se no comunicado.
Leia Também: Barcelona despede Xavi e Guardiola reage: "O que é que posso dizer?"