No encontro da primeira mão, o terceiro classificado da II Liga chegou a estar a vencer por 2-0, depois dos golos de Anthony, e de Benny, mas a equipa 16.ª classificada do escalão principal reduziu aos 86 minutos, com um golo na própria baliza de Jorge Teixeira.
Na sua época de estreia nas competições profissionais, o AVS pode alcançar a proeza de subir ao escalão maior, depois de uma temporada em que terminou o segundo escalão com os mesmos pontos do Marítimo, quarto, mas com vantagem no confronto direto.
Já os algarvios procuram assegurar a manutenção na I Liga, pela sétima temporada consecutiva, após concluírem o campeonato no 16.º e antepenúltimo lugar, salvos de uma descida direta, mas com a obrigatoriedade de discutirem a 'vaga' com o terceiro classificado da II Liga.
O decisivo encontro da segunda mão do play-off disputa-se hoje na Vila das Aves, a partir das 19:45.
Com a conclusão dos campeonatos profissionais, Santa Clara e Nacional são as equipas promovidas à I Liga, como primeiro e segundo classificado na segunda divisão, e, em sentido contrário, desceram Vizela (17.º) e Desportivo de Chaves (18.º).