Duelo grego na 2.ª Circular. Pavlidis e Ioannidis numa 'luta de galos'

Companheiros de seleção, avançados gregos devem mudar-se para o campeonato português este verão para serem rivais. O que vale um e outro e o que podem acrescentar a Benfica e Sporting?

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
08/06/2024 06:56 ‧ 08/06/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Benfica e Sporting já trabalham a fundo na definição do plantel para a próxima temporada e correm o risco de, talvez sem querer, tornarem a Segunda Circular num autêntico 'campo de luta' entre dois jogadores que se conhecem muito bem.

Leões e encarnados estabeleceram a chegada de um avançado como uma das principais prioridades no mercado de transferências e até vão 'atacar' dois jogadores que dão cartas na seleção grega. Falamos de Fotis Ioannidis e Vangelis Pavlidis, dois craques helénicos que se conhecem de outras bandas e podem muito bem vir a ser rivais... quando até são alternativa um do outro.

Com menos um ano do que o compatriota que pode rumar ao Benfica, Ioannidis, alvo do Sporting para o reforço do ataque, é o habitual titular na seleção da Grécia. Aos 24 anos, o avançado tem dado nas vistas ao serviço do Panathinaikos. Já Pavlidis, que pertence aos quadros do AZ, fez a sua melhor época em termos de golos.

Ioannidis, um jogador semelhante a Gyokeres

Com Debast e Kovacevic garantidos, o Sporting concentra agora esforços nas negociações por Fotis Ioannidis. O grego passa ser a grande prioridade dos leões para o ataque, mas não se espera que seja uma contratação barata para os campeões nacionais.

Face ao assédio cada vez maior em torno de Gyokeres (pretendido por vários 'tubarões' europeus) e até para precaver uma possível saída de Paulinho, o Sporting há muito que se colocou em campo para garantir o jogador que pertence ao Panathinaikos.

À semelhança goleador sueco dos verde e brancos, Ioannidis é um jogador mais físico e que consegue utilizar bem o corpo para proteger a bola. A esta capacidade física, o jogador, de 25 anos, consegue aliar muitos golos. Na última época na Grécia, o dianteiro apontou 23 golos e fez 10 assistências. Um cartão de visita bastante apelativo.

Contudo, o preço para a sua contratação não será reduzido. As últimas informação dão conta de que o Panathinaikos está a pedir 20 milhões de euros por Ioannidis, jogador que tem contrato com o clube grego até junho de 2027.

Pavlidis, um 'clone' de Gonçalo Ramos

O ataque é mesmo uma das posições que o Benfica procura reforçar este verão. Depois de uma época quase a 'seco' por parte dos avançados à disposição de Roger Schmidt - Arthur Cabral, Marcos Leonardo e Casper Tengstedt fizeram, em conjunto, 22 golos - o clube da Luz decidiu fazer uma revolução na frente de ataque.

Com Arthur Cabral e Tengstedt apontados à saída no verão, Vangelis Pavlidis foi colocado no topo das prioridades encarnadas e o Benfica quer fechar a contratação do grego, que tem alguns clubes interessados na sua contratação.

Mas o que pode trazer o ainda avançado do AZ Alkmaar ao Benfica? Pavlidis é um jogador que encaixa que 'nem um luva' naquela que é a ideia tática de Roger Schmidt. Semelhante a Gonçalo Ramos, que foi o 'abono de família' do alemão na primeira época em Lisboa, o grego é um avançado com 'fome' de golos e que se adapta bem a jogar em pressão alta.

Fisicamente possante, o dianteiro, de 25 anos, é também muito móvel. Ao contrário do amigo Ioannidis, Pavlidis nunca jogou na terra-natal. Depois de ter feito a formação na Alemanha, onde passou por Bochum e Dortmund, mudou-se de armas e bagagens para os Países Baixos, onde se mantém até aos dias de hoje.

Depois de três temporadas no Willem II, o grego seguiu para o AZ Alkmaar, onde tem sido sinónimo de golos. Em três temporadas ao serviço do clube onde está o português Tiago Dantas, marcou 80 golos e assinou 25 assistências. À semelhança de Gyokeres, colocou-se no top 10 de jogadores mais participações em golo nas principais ligas europeias. E e este cartão de visita que tem feito os neerlandeses fazem 'finca pé' na saída do goleador. Com contrato até junho de 2025, o Alkmaar exige cerca de 20 milhões de euros por Pavlidis.

Ainda que do mesmo país de origem, Ioannidis e Pavlidis são avançados de estilos muitos diferentes e com muita qualidade Mas o que podem trazer os dois gregos a Sporting e Benfica se se mudarem para Portugal este verão? Uma coisa é certa: golos não devem faltar.

Leia Também: Pavlidis e Benfica cada vez mais perto. Grego quer jogar a Champions

Leia Também: Depois da baliza, o ataque. Sporting a um passo de fechar mais um reforço

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Óbito

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas