Benfica e Sporting já trabalham a fundo na definição do plantel para a próxima temporada e correm o risco de, talvez sem querer, tornarem a Segunda Circular num autêntico 'campo de luta' entre dois jogadores que se conhecem muito bem.
Leões e encarnados estabeleceram a chegada de um avançado como uma das principais prioridades no mercado de transferências e até vão 'atacar' dois jogadores que dão cartas na seleção grega. Falamos de Fotis Ioannidis e Vangelis Pavlidis, dois craques helénicos que se conhecem de outras bandas e podem muito bem vir a ser rivais... quando até são alternativa um do outro.
Com menos um ano do que o compatriota que pode rumar ao Benfica, Ioannidis, alvo do Sporting para o reforço do ataque, é o habitual titular na seleção da Grécia. Aos 24 anos, o avançado tem dado nas vistas ao serviço do Panathinaikos. Já Pavlidis, que pertence aos quadros do AZ, fez a sua melhor época em termos de golos.
Ioannidis, um jogador semelhante a Gyokeres
Com Debast e Kovacevic garantidos, o Sporting concentra agora esforços nas negociações por Fotis Ioannidis. O grego passa ser a grande prioridade dos leões para o ataque, mas não se espera que seja uma contratação barata para os campeões nacionais.
Face ao assédio cada vez maior em torno de Gyokeres (pretendido por vários 'tubarões' europeus) e até para precaver uma possível saída de Paulinho, o Sporting há muito que se colocou em campo para garantir o jogador que pertence ao Panathinaikos.
À semelhança goleador sueco dos verde e brancos, Ioannidis é um jogador mais físico e que consegue utilizar bem o corpo para proteger a bola. A esta capacidade física, o jogador, de 25 anos, consegue aliar muitos golos. Na última época na Grécia, o dianteiro apontou 23 golos e fez 10 assistências. Um cartão de visita bastante apelativo.
Contudo, o preço para a sua contratação não será reduzido. As últimas informação dão conta de que o Panathinaikos está a pedir 20 milhões de euros por Ioannidis, jogador que tem contrato com o clube grego até junho de 2027.
Pavlidis, um 'clone' de Gonçalo Ramos
O ataque é mesmo uma das posições que o Benfica procura reforçar este verão. Depois de uma época quase a 'seco' por parte dos avançados à disposição de Roger Schmidt - Arthur Cabral, Marcos Leonardo e Casper Tengstedt fizeram, em conjunto, 22 golos - o clube da Luz decidiu fazer uma revolução na frente de ataque.
Com Arthur Cabral e Tengstedt apontados à saída no verão, Vangelis Pavlidis foi colocado no topo das prioridades encarnadas e o Benfica quer fechar a contratação do grego, que tem alguns clubes interessados na sua contratação.
Mas o que pode trazer o ainda avançado do AZ Alkmaar ao Benfica? Pavlidis é um jogador que encaixa que 'nem um luva' naquela que é a ideia tática de Roger Schmidt. Semelhante a Gonçalo Ramos, que foi o 'abono de família' do alemão na primeira época em Lisboa, o grego é um avançado com 'fome' de golos e que se adapta bem a jogar em pressão alta.
Fisicamente possante, o dianteiro, de 25 anos, é também muito móvel. Ao contrário do amigo Ioannidis, Pavlidis nunca jogou na terra-natal. Depois de ter feito a formação na Alemanha, onde passou por Bochum e Dortmund, mudou-se de armas e bagagens para os Países Baixos, onde se mantém até aos dias de hoje.
Depois de três temporadas no Willem II, o grego seguiu para o AZ Alkmaar, onde tem sido sinónimo de golos. Em três temporadas ao serviço do clube onde está o português Tiago Dantas, marcou 80 golos e assinou 25 assistências. À semelhança de Gyokeres, colocou-se no top 10 de jogadores mais participações em golo nas principais ligas europeias. E e este cartão de visita que tem feito os neerlandeses fazem 'finca pé' na saída do goleador. Com contrato até junho de 2025, o Alkmaar exige cerca de 20 milhões de euros por Pavlidis.
Ainda que do mesmo país de origem, Ioannidis e Pavlidis são avançados de estilos muitos diferentes e com muita qualidade Mas o que podem trazer os dois gregos a Sporting e Benfica se se mudarem para Portugal este verão? Uma coisa é certa: golos não devem faltar.
Leia Também: Pavlidis e Benfica cada vez mais perto. Grego quer jogar a Champions
Leia Também: Depois da baliza, o ataque. Sporting a um passo de fechar mais um reforço