Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

Portugal termina estágio 'de pé esquerdo' e bate a Irlanda por 3-0

João Félix e Cristiano Ronaldo apontaram os golos da equipa das quinas.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
11/06/2024 21:39 ‧ 11/06/2024 por Filipe Carmo

Desporto

Particular

Portugal passou com distinção no último teste antes da viagem para a Alemanha, onde dentro de três dias se inicia o Euro’2024. Depois de dois jogos de cariz particular, frente a Finlândia e Croácia e nos quais a equipa das quinas não foi totalmente convincente, eis que foi frente à Irlanda, com uma vitória por 3-0, que se conseguiu a confiança necessária para a competição que se avizinha.

João Félix e Cristiano Ronaldo marcaram, de pé esquerdo, os três golos da seleção e deixaram a Irlanda de John O’Shea sem resposta. João Cancelo, no setor mais recuado, e Bruno Fernandes, ao centro, ajudaram a colorir ainda mais a exibição.

Só deu Portugal na 1.ª parte

Os primeiros 45 minutos foram de um domínio quase total por parte da equipa portuguesa, numa tentativa constante de ter bola e de fazê-la circular por todos os setores. João Félix, um dos mais irreverentes, fez o primeiro golo aos 12 minutos, mas o lance acabou anulado por fora de jogo. Pouco depois, Bruno Fernandes e Rafael Leão, numa jogada de grande entendimento, deixaram novo aviso.

O pé esquerdo de Félix estava a causar estragos e foi assim que o avançado inaugurou o marcador. João Cancelo bateu um canto curto para Bruno Fernandes, que encontrou Félix na desmarcação. Com a ‘mira’ apontada ao golo, o ex-Benfica rematou e encaixou a bola no canto inferior esquerdo da baliza defendida por  Kelleher.

Cristiano Ronaldo apareceu pela primeira vez no jogo ao minuto 22. Num livre direto, atirou tenso e colocado, mas valeu à Irlanda a barreira, que desviou a bola para o poste. O som do impacto ‘gelou’ o Municipal de Aveiro que estava desejoso de gritar ‘siiiii’.

Se lá à frente, tudo corria bem, foi lá atrás que Portugal foi sentindo algumas dificuldades. Diogo Costa ‘fez tremer’ os companheiros por duas ocasiões, tardando a largar a bola, e um erro de Gonçalo Inácio, aos 23 minutos, obrigou António Silva a um corte de urgência. O central dos encarnados fez um festejo discreto.

Ao minuto 30, Pepe foi pisado e temeu-se a sua continuidade em campo. Recentemente regressado de lesão, o defesa dos dragões queixou-se, mas acabaria por conseguir voltar ao jogo, do qual saiu ao intervalo. Durante a sua ausência, um novo erro defensivo ‘destapou’ as fragilidades defensivas.

Já perto do intervalo, Cristiano Ronaldo foi ‘atropelado’ na área e pediu-se penálti. Apesar da falta parecer evidente, Chris Kavanagh mandou seguir. Dois minutos depois, assistido por Bruno Fernandes, o avançado do Al Nassr atirou à figura.

Com Ronaldo em campo, há sempre um golaço na 'cartola'

Portugal regressou do período de descanso com cinco alterações. Nélson Semedo, Nuno Mendes, Rúben Neves, Danilo Pereira e Diogo Jota renderam Diogo Dalot, João Cancelo, João Félix, Pepe e Rafael Leão, mas foi o capitão a causar mais estragos logo no arranque da segunda parte. Numa receção perfeita de pé direito, Ronaldo puxou para a esquerda e atirou a bola sem hipótese de defesa.

Quatro minutos depois, Ronaldo estava preparado para aumentar a vantagem através de uma grande penalidade, mas, depois de recorrer ao VAR, Chris Kavanagh voltou a não encontrar motivos para apontar para sancionar a Irlanda com o castigo máximo, depois de ver Diogo Jota cair perto da área.

Sem penálti para bater, Cristiano Ronaldo encontrou forma de fazer o segundo da conta pessoal. Novamente de pé esquerdo, o avançado aproveitou com excelência um passe de Jota e fez o terceiro de Portugal.

A seleção nacional vira agora todas as atenções para o campeonato da Europa. É a 18 de junho que o grupo de Roberto Martínez joga o primeiro jogo, frente à Chéquia, seguindo-se depois a Turquia, no dia 22, e a Geórgia, a 26.

Momento do jogo: O golo pleno de inspiração apontado por Cristiano Ronaldo marca a partida. Dúvidas houvessem, o craque mostrou ao selecionador que merece a titularidade e deverá arrancar o Euro como o principal homem da frente.

Onzes

Portugal: Diogo Costa; António Silva, Pepe e Gonçalo Inácio; Dalot, João Neves, Bruno Fernandes e Cancelo; Rafael Leão, João Félix e Cristiano Ronaldo. 

República da Irlanda: Kelleher; Scales; O'Brien; O'Shea; Brady; Cullen; Smallbone; Coleman; Szmodics; Idah e Parrott.

Antevisão

Portugal conclui, esta terça-feira, a fase de preparação para o Euro'2024. O jogo que encerra a fase de experiências será contra a República da Irlanda, seleção liderada pelo ex-futebolista John O'Shea, e terá como palco um Estádio Municipal de Aveiro completamente lotado.

A equipa das quinas deve entrar em campo com Cristiano Ronaldo e Rúben Neves, que estiveram ausentes das partidas frente a Finlândia e Croácia por terem usufruído de mais uns dias de descanso, em virtude da participação na Taça do Rei saudita.

No último confronto com a República da Irlanda, durante a fase de qualificação para o Mundial'2022, Portugal não foi além de um empate sem golos. Agora, com Roberto Martínez ao comando, só a vitória ajudará a tranquilizar antes da viagem para a Alemanha.

Acompanhe, através do Desporto ao Minuto, todas as incidências do jogo que tem apito inicial marcado para as 19h45.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Fernando Gomes

FC Porto e Sérgio Conceição assinalam data especial de Bibota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Gasolina

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas