Francisco Benjamim vai surfar 'em casa' na Allianz Ribeira Grande Pro, a quarta - e penúltima - etapa da Liga MEO Surf, a primeira divisão de surf em Portugal, que decorre entre os dias 21 e 23 de junho.
Aos 20 anos, o jovem atleta está no seu segundo ano a cumprir o circuito completo, com o balanço a ser positivo, conforme confessou numa conversa com o Desporto ao Minuto. "Este tem sido o meu melhor ano de competição. Estou a levar a liga mais a sério, com treinos diferentes e tem dado resultados", fez notar Francisco, primeiramente, que admitiu ainda estar satisfeito pela possibilidade de competir nos Açores, onde nasceu.
"É sempre bom competir em casa. Tenho mais apoio e vou aproveitar que tenho uma etapa da liga em casa", explicou o jovem.
A surfar desde os seis anos, incentivado pelo pai, Francisco Benjamim ainda não olha para a modalidade como a sua principal prioridade, até porque agora está na faculdade. A estudar em Lisboa, deixou de poder treinar nas praias açorianas e, agora, é na linha de Cascais que procura evoluir. "Conciliar a faculdade com as competições nem sempre é fácil, mas acho que estou a conseguir o melhor dos dois mundos", fez notar.
Apesar de já não ser novo nestas andanças, o surfista que tem Frederico Morais e Gabriel Medina como ídolos admite que as "borboletas na barriga" ainda persistem, nervosismo que deverá ser ainda maior na próxima etapa do campeonato, na qual contará com o apoio incondicional da família e amigos.
Leia Também: Yolanda Hopkins quinta no Sydney Surf Pro, Teresa Bonvalot nona