Diogo Costa é mesmo o homem do momento não só em Portugal, como um pouco por toda a Europa. No jogo de segunda-feira frente à Eslovénia, o guarda-redes fez história e tornou-se no primeiro de sempre a conseguir defender três penáltis num Europeu.
Graças ao desempenho incrível de Diogo Costa em Frankfurt, a equipa das quinas manteve o sonho de conquistar o Euro'2024 e vai enfrentar a seleção de França nos quartos de final já amanhã, sexta-feira. Mas estas qualidades não surpreendem quem passou grande parte da carreira de futebolista ao lado do guarda-redes do FC Porto. E que o diga Diogo Queirós, antigo colega e amigo do guardião da seleção nacional.
Em entrevista exclusiva concedida ao Desporto ao Minuto, o defesa central, agora a jogar nos romenos do Farul, esteve atento à exibição de Diogo Costa. O português não poupou nos elogios ao compatriota e garante mesmo que o "amigo" está preparado para outros voos.
É fantástico ver um amigo meu sobressair assim e a ter um momento tão bom para o nosso país
O Diogo Costa tem estado nas bocas do mundo por causa da grande exibição diante da Eslovénia. Já lhe enviou alguma mensagem depois deste encontro?
Infelizmente não consegui ver o jogo até ao fim porque na Roménia já estava a ficar um pouco tarde. Só de manhã quando acordei é que vi o resultado. Logo depois mandei-lhe uma mensagem a dar-lhe os parabéns. Como deve ter muitas mensagens por ler ainda não me respondeu (risos). Mas a minha mensagem está lá e estou muito feliz por ele.
E sofreu a ver o encontro como muitos portugueses?
Claramente. A partir de agora todos os jogos são decisivos e está tudo em jogo. É claro que, com o passar dos minutos, os nervos tornam-se maiores para quem está a ver. Depois vi os destaques no jogo no dia seguinte. Vi que ele fez aquela defesa quase a acabar o tempo de prolongamento que nos salvou. E depois defendeu as três grandes penalidades. É fantástico ver um amigo meu sobressair assim e a ter um momento tão bom para o nosso país.
Ele merece todos estes elogios que lhe têm sido feitos nas últimas horas?
Não é só nas últimas horas... Ele tem recebido inúmeros elogios de toda a gente de há uns anos para cá. Merece isso tudo porque é tudo verdade. É um jogador de classe mundial que não tem quase nenhum erro na sua carreira. Está sempre a um grande nível. Tem defendido bem quer no clube, quer na seleção. São só pontos positivos acerca dele.
Cresceu ao lado do Diogo Costa na formação do FC Porto e também nas seleções nacionais. Como era ele nessa altura?
O Diogo foi sempre a mesma pessoa no tempo em que estive ao lado dele no FC Porto e na seleção. Teve sempre o mesmo carácter e a mesma mentalidade. É um profissional fantástico. Infelizmente já não estou com ele e já não partilho momentos com ele há muitos anos. Mas tenho a certeza de que ele não mudou rigorosamente nada e continua a mesma pessoa de sempre. É um trabalhador de grande nível.
Diogo Queirós (esq.) e Diogo Costa foram campeões europeus sub-17 e sub-19© Getty Images
As exibições do Diogo Costa ao longo deste Europeu mostram que ele está preparado para outros voos?
Há muito tempo que o Diogo já demonstra que é um guarda-redes para voos maiores no futebol e este Europeu é só mais uma prova de toda a qualidade que ele tem. Espero que assim seja. Desejo-lhe o melhor possível e que ele alcance todo o que deseja.
Acredita que o FC Porto o vai conseguir segurar este verão com mais exibições como estas que têm acontecido na Alemanha?
Sendo sincero, principalmente nos últimos três anos, eu conto os dias que se mantém no FC Porto. Sem dúvida que, para mim, o Diogo é um guarda-redes para estar em clubes que são considerados os melhores do mundo. Desde que ele assumiu a baliza do FC Porto que é uma questão de tempo até isso acontecer.
Leia Também: "No FC Porto não tive as mesmas oportunidades que outros tiveram"
Leia Também: "Os penáltis sempre foram um dos pontos fortes de Diogo Costa"
Leia Também: João Mário rendido a Pepe e Diogo Costa no Euro'2024: "Que tragam a taça"
Leia Também: "Diogo Costa? Pagava 75 milhões de euros, é um guarda-redes para 10 anos"