Instantes após o apuramento de Inglaterra para as 'meias' do Euro'2024, diante da Suíça (1-1, 5-3 no desempate por penáltis), Gareth Southgate felicitou o espírito dos seus jogadores, sobretudo nas grandes penalidades, relembrando a final perdida no Euro'2020, acabando ainda por vincar que a sua equipa tem estado "sob enorme pressão", perante as críticas em torno do estilo de futebol mais pobre.
"Acho que jogámos bem. Tivemos de ser bons sem a bola e defender com muito rigor. Depois, tivemos de mudar para subirmos mais no campo. Com o Bukayo [Saka], sabíamos que tínhamos uma vantagem naquela parte do campo e continuámos a insistir. Não se trata apenas de jogar bem. Às vezes, é preciso encontrar uma maneira de vencer, tal como Espanha fez. Estou muito, muito orgulhoso dos meus jogadores", começou por dizer.
"Os jogadores estiveram brilhantes. Foi o melhor jogo que já fizemos até agora. Causámos muitos problemas com a bola a uma boa equipa, que é difícil de pressionar e de defender, porque tem movimentos bons. Estivemos novamente em desvantagem, mas mostrámos caráter e uma resiliência incrível. Vencer torneios não passa só por jogar bem, pois temos de mostrar todos esses outros atributos.
"Temos estado sob enorme pressão desde o início. Fomos crucificados pela final do Euro'2020, nos penáltis diante de Itália, mas temos marcadores de penáltis regulares. Ainda assim, eles precisaram de mostrar compostura. Depois, o nosso guarda-redes faz sempre uma defesa e isso dá-nos mais chances. Adoro estes jogadores e adoro estar com eles neste momento. Aceitei este trabalho para tentar melhorar o futebol inglês e queria que recuperássemos o nosso crédito no futebol mundial. Chegámos às 'meias' pela terceira vez nas últimas quatro grandes provas e vamos ver até onde podemos ir", completou.
Leia Também: Inglaterra vence Suíça nos penáltis e está nas meias finais do Euro'2024
Leia Também: Revelado o 'segredo' nos penáltis que decidiu o Inglaterra-Suíça