Na segunda-feira à noite, num palco instalado no centro de Madrid, vários jogadores de Espanha cantaram que "Gibraltar é espanhol" perante milhares de pessoas, nas celebrações da vitória no Campeonato Europeu de futebol.
Espanha venceu o Euro2024 em Berlim, no domingo, numa final em que derrotou a Inglaterra por 2-1.
O governo de Gibraltar lamentou hoje, num comunicado, os "cânticos com comentários rançosos" dos futebolistas espanhóis e com "declarações políticas discriminatórias que são enormemente ofensivas" para os habitantes do território britânico.
"Misturar uma vitória desportiva com um cântico que glorifica a política ditatorial de um assassino em massa como [Francisco] Franco e a tentativa do seu regime fascista de usurpar um território vizinho, que é também uma nação da UEFA (...), mancha o futebol e a vitória em campo", escreveu o chefe do executivo de Gibraltar, Fabian Picardo, na rede social X.
Picardo considerou que o comportamento dos jogadores espanhóis "não pode passar em branco", depois de a Associação de Futebol de Gibraltar ter revelado que apresentou uma queixa formal na UEFA.
A associação sublinhou, num comunicado, "a natureza extremamente provocadora e insultuosa das celebrações" em Madrid, referindo "cânticos inaceitáveis" sobre Gibraltar "entoados por jogadores".
No futebol "não há lugar para um comportamento desta natureza", considerou a associação.
A ministra da Educação e do Desporto de Espanha, Pilar Alegria, desvalorizou hoje os cânticos entoados por alguns jogadores e considerou que devem ser "enquadrados no contexto em que se produziram".
Pilar Alegria acrescentou que "ninguém tem nenhuma dúvida de que a política externa" de Espanha cabe e é definida pelo Governo do país.
A UEFA, o organismo que regula o futebol europeu, admitiu Gibraltar como membro de pleno direito em maio de 2013, na sequência de uma sentença do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) contra uma posição da Real Federação Espanhola de Futebol.
Leia Também: Como nega racismo e aponta o dedo a Podence após agressão: "Desapontados"
Leia Também: UEFA 'pinta' onze do Euro'2024 com as cores de Espanha (e sem Portugal)