Euro'2024: Gibraltar queixa-se à UEFA de cânticos da seleção de Espanha

As autoridades de Gibraltar, um enclave britânico no sul de Espanha, apresentaram hoje uma queixa à UEFA por causa de cânticos da seleção espanhola de futebol durante as celebrações da vitória no Euro2024.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/07/2024 14:17 ‧ 16/07/2024 por Lusa

Desporto

Espanha

Na segunda-feira à noite, num palco instalado no centro de Madrid, vários jogadores de Espanha cantaram que "Gibraltar é espanhol" perante milhares de pessoas, nas celebrações da vitória no Campeonato Europeu de futebol.

 

Espanha venceu o Euro2024 em Berlim, no domingo, numa final em que derrotou a Inglaterra por 2-1.

O governo de Gibraltar lamentou hoje, num comunicado, os "cânticos com comentários rançosos" dos futebolistas espanhóis e com "declarações políticas discriminatórias que são enormemente ofensivas" para os habitantes do território britânico.

"Misturar uma vitória desportiva com um cântico que glorifica a política ditatorial de um assassino em massa como [Francisco] Franco e a tentativa do seu regime fascista de usurpar um território vizinho, que é também uma nação da UEFA (...), mancha o futebol e a vitória em campo", escreveu o chefe do executivo de Gibraltar, Fabian Picardo, na rede social X.

Picardo considerou que o comportamento dos jogadores espanhóis "não pode passar em branco", depois de a Associação de Futebol de Gibraltar ter revelado que apresentou uma queixa formal na UEFA.

A associação sublinhou, num comunicado, "a natureza extremamente provocadora e insultuosa das celebrações" em Madrid, referindo "cânticos inaceitáveis" sobre Gibraltar "entoados por jogadores".

No futebol "não há lugar para um comportamento desta natureza", considerou a associação.

A ministra da Educação e do Desporto de Espanha, Pilar Alegria, desvalorizou hoje os cânticos entoados por alguns jogadores e considerou que devem ser "enquadrados no contexto em que se produziram".

Pilar Alegria acrescentou que "ninguém tem nenhuma dúvida de que a política externa" de Espanha cabe e é definida pelo Governo do país.

A UEFA, o organismo que regula o futebol europeu, admitiu Gibraltar como membro de pleno direito em maio de 2013, na sequência de uma sentença do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) contra uma posição da Real Federação Espanhola de Futebol.

Leia Também: Como nega racismo e aponta o dedo a Podence após agressão: "Desapontados"

Leia Também: UEFA 'pinta' onze do Euro'2024 com as cores de Espanha (e sem Portugal)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas