O Ministério do Desporto do Brasil está debaixo de fogo nas últimas horas na sequência de uma polémica publicação nas redes sociais e com conteúdo racista... contra a própria da comitiva brasileira que está nos Jogos Olímpicos Paris'2024.
O incidente aconteceu na sexta-feira, aquando da cerimónia de abertura da competição. Através de uma nota na conta oficial do Ministério, entretanto apagada, foi publicada uma imagem de um macaco ao leme do barco que transportava a comitiva e com a frase "Todo o mundo aguardando o nosso barco", mensagem acompanhada pela bandeira do Brasil.
Entretanto, o Ministério já veio repudiar a publicação e confirmou que os responsáveis foram demitidos.
"O Ministério do Desporto reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada nas nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva. Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais", pode ler-se na nota do organismo.
O Ministério do Esporte fez uma postagem racista ao citar o barco da delegação do Brasil na abertura dos Jogos de Paris: a imagem de um macaco dirigindo um barco com a mensagem “Todo mundo aguardando o nosso barco”.
— GloboNews (@GloboNews) July 26, 2024
Assista ao #Edição18: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/WVqVF9uTs4
Leia Também: Catarina Costa fora dos Jogos Olímpicos. Judoca falha ida aos 'quartos'