Meteorologia

  • 17 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 21º MÁX 34º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Ana Cabecinha compete nos Jogos Olímpicos três meses após ter sido mãe

Duas semanas depois de ter tido o filho, por cesariana, a atleta portuguesa já treinava. Filho e marido também estão em Paris.

Ana Cabecinha compete nos Jogos Olímpicos três meses após ter sido mãe
Notícias ao Minuto

09:16 - 29/07/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Jogos Olímpicos

Ana Cabecinha, de 40 anos, foi mãe de Lourenço há apenas três meses, mas nem os desafios da gravidez e maternidade a fizeram abandonar o sonho de estar em Paris, França, a competir nos Jogos Olímpicos.

 

A atleta de Beja, que foi porta-estandarte de Portugal junto com Fernando Pimenta na cerimónia de abertura do evento, nas margens do Sena, treinou durante toda a gravidez e, apenas duas semanas depois de ter sido mãe (e de cesariana) já estava de volta à pista para os treinos, revelou esta segunda-feira, em entrevista à Rádio Renascença.

Apesar de assumir ser um "bicho da competição", Ana, que enverga a camisola do Clube Oriental de Pechão, no Algarve, desde 1996, admite que o facto de o filho ser “muito bonzinho” e agora só acordar uma vez por noite, para comer, ajuda a que consiga descansar e esteja focada nos treinos.

Porém, segue para a prova dos 20 quilómetros marcha, que se realiza a 1 de agosto, sem esperança de conseguir grandes marcas: "A minha preparação não foi de todo a ideal para fazer um grande resultado. Mas estou a fazê-la de uma forma motivada, porque sei que no final vou ter a minha medalha deste ano, que vai ser o meu filho no final, na linha de meta", disse à agência Lusa, dias antes da competição.

Na altura que anunciou a gravidez nas redes sociais, a marchadora portuguesa revelou que o sonho de ser mãe tinha sido adiado devido à sua carreira, mas que não ia desistir de ir aos Jogos Olímpicos de Paris, agradecendo à equipa "maravilhosa" que a acompanha, incluindo "patrocinadores", Federação Portuguesa de Atletismo, Comité Olímpico Português e Município de Olhão.

Além de contar, este ano, com a presença do filho e do marido, nos Jogos Olímpicos, estes vão ter um gostinho especial. Serão os quintos e últimos de Ana Cabecinha.

"É um ponto final. Como atleta profissional, é um ponto final. Por isso, também fiz mais gosto e tentei mesmo estar em Paris, porque queria acabar num grande palco. Claro que queria acabar com um grande resultado, não é de todo o que vai acontecer, mas acabar a carreira nos Jogos Olímpicos, qual é o atleta que não espera ter esse sonho realizado? E eu vou tê-lo. Acabar a carreira, cinco Jogos Olímpicos, porta-estandarte, o meu filho à minha espera no final. Eu só posso estar felicíssima por estes Jogos Olímpicos", realçou, em entrevista à RTP.

Leia Também: Comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos percorreu assim o rio Sena

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório