A UEFA deu a conhecer esta quarta-feira, através de comunicado oficial, que a forma como são feitos os sorteios vai mudar, e tudo por culpa dos novos formatos das competições europeias que vão entrar em vigor a partir desta temporada.
Assim, e dado o aumento de clubes participantes neste formato liga, o organismo que gere o futebol europeu revelou que, a partir desta temporada, os sorteios serão, em parte, informáticos.
Na Liga dos Campeões, por exemplo, cada uma das 36 equipas será sorteada manualmente para a colocação no respetivo pote, uma fase em que vão ser utilizadas as já habituais bolas. Numa fase posterior, "um programa informático automatizado designado sorteará aleatoriamente oito adversários nos quatro potes, que serão revelados no ecrã da sala do sorteio e na televisão". "O software decidirá também quais os jogos que serão disputados em casa e quais os que serão disputados fora", esclarece a UEFA.
"O sorteio começará com o Pote 1, atribuindo oito adversários às nove equipas, uma após a outra, e continuará com os outros potes por ordem decrescente até que todas as equipas tenham recebido os seus oito adversários. O software garantirá a aleatoriedade total no âmbito das condições do sorteio estipuladas pelos regulamentos (por exemplo, proteção do país e não mais de dois adversários do mesmo país), garantindo ao mesmo tempo que o sorteio pode ser concluído para todas as equipas sem resultar, em qualquer momento, numa situação de impasse", prossegue a nota oficial da UEFA.
O organismo informou que as equipas que participam na Liga dos Campeões, no caso de Portugal serão Sporting e Benfica, ficarão a conhecer os rivais no próximo dia 29 de agosto. As datas e horários dos jogos serão comunicados apenas a 31 de agosto.
Leia Também: UEFA nomeia Fábio Veríssimo e Luís Godinho para nova jornada europeia