Meteorologia

  • 10 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Grandes sem nomes sonantes, FC Porto único a trocar treinador

Sporting, campeão em exercício, Benfica e FC Porto, os três candidatos ao título português de futebol, entram na I Liga de 2024/25 sem contratações sonantes, ainda que os 'dragões' apresentem uma alteração significativa: o estreante treinador Vítor Bruno.

Grandes sem nomes sonantes, FC Porto único a trocar treinador
Notícias ao Minuto

08:51 - 07/08/24 por Lusa

Desporto I Liga

Após vários anos como adjunto de Sérgio Conceição, Vítor Bruno assume o cargo de técnico principal, colocando fim à longa série de sete temporadas do antigo chefe de equipa como treinador do FC Porto, mudança que resulta da substituição de Pinto da Costa por André Villas-Boas na presidência do clube.

 

No Benfica, o presidente Rui Costa resistiu à tentação de afastar o alemão Roger Schmidt, muito contestado pelos adeptos depois de ter terminado o campeonato passado no segundo lugar, a 10 pontos do Sporting, orientado por Rúben Amorim, que viveu um defeso substancialmente mais tranquilo.

A equipa 'leonina' procura revalidar o título, algo que não consegue desde 1954, quando conquistou um histórico 'tetra', mas sem comprometer o equilibro financeiro, até porque parece preferir segurar o avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador da prova na época anterior, com 29 golos.

Sem ser um favorito claro, o Sporting partirá com a serenidade dos campeões, tendo-se limitado a substituir diretamente dois veteranos que terminaram os contratos e deixaram Alvalade: o guarda-redes espanhol Adán pelo sérvio Vladan Kovacevic e o central uruguaio Coates, histórico capitão, pelo belga Debast.

Após duas temporadas de forte investimento, o rival lisboeta, recordista de títulos na competição, com 38 troféus, também foi mais moderado no ataque ao mercado de transferências, apesar de voltar a liderar nos gastos, com a contratação do avançado grego Vangelis Pavlidis, por 18 milhões de euros (ME).

O vice-campeão nacional perdeu para o Paris Saint-Germain o jovem médio João Neves, de 19 anos, a maior revelação da época passada, compensada pelo regresso de Renato Sanches, depois de ter deixado o clube ao sagrar-se campeão europeu em 2016.

Depois de ter deixado escapar Rafa, em fim de contrato, colmatou o ataque com Pavlidis, contratando também o defesa esquerdo alemão Jan-Niklas Beste e o médio luxemburguês Leandro Barreiro.

Apesar de ter terminado o campeonato a 18 pontos de distância do Sporting, no terceiro lugar, o FC Porto foi ainda mais comedido do que os adversários na luta pelo título, consequência das dificuldades financeiras sentidas nos últimos tempos e que o mantiveram sob o jugo da UEFA.

Os 'dragões' recuperaram Francisco Conceição, filho do anterior treinador, e promoveram os regressos de David Carmo e Fran Navarro, ainda que tenham perdido uma das maiores referências, o defesa central Pepe, que deixou o clube, aos 41 anos, e o influente avançado iraniano Taremi, para o Inter Milão.

A grande alteração aconteceu mesmo no banco de suplentes, com a troca de Sérgio Conceição por Vítor Bruno, que teve uma estreia auspiciosa no sábado, ao conquistar a Supertaça Cândido Oliveira, impondo-se por 4-3 ao Sporting, após prolongamento, depois de ter estado a perder por 3-0.

Ao Sporting de Braga, também com novo técnico - Daniel Sousa -, restará esperar por desempenhos mais fracos dos três 'grandes' para alcançar algo mais do que o quarto lugar da época passada, enquanto o Vitória de Guimarães, orientado por Rui Borges, não desdenhará o quinto com que terminou 2023/24.

As restantes equipas, com maior ou menor ambição (e argumentos), desejarão apenas distância dos lugares de despromoção, entre as quais as três recém-promovidas, Santa Clara, Nacional e AVS, que ocuparam os lugares de Portimonense, Vizela e Desportivo de Chaves, relegados para a II Liga.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório