Meteorologia

  • 10 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Prestação de Portugal nos JO? "Desempenho que nos orgulha enquanto país"

O primeiro-ministro comentou o resultado de Portugal na modalidade K2 500 e destacou que "entre o segundo classificado e o sexto - que foi a posição da equipa portuguesa - foi de apenas seis décimos de segundo".

Prestação de Portugal nos JO? "Desempenho que nos orgulha enquanto país"
Notícias ao Minuto

13:12 - 09/08/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Desporto Jogos Olímpicos

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, comentou, esta sexta-feira, o resultado da dupla de canoagem João Ribeiro e Messias Baptista na modalidade K2 500 metros dos Jogos Olímpicos de Paris, considerando que "é um desempenho que orgulha enquanto país"

 

"A diferença entre o segundo classificado e o sexto - que foi a posição da equipa portuguesa - foi de apenas seis décimos de segundo. Dá para ver o nível de detalhe que determina o acesso a uma posição de medalha", referiu, em declarações aos jornalistas, em Paris.

O primeiro-ministro fez questão de "expressar uma profundíssima homenagem a todo o trabalho que tem sido feito no desporto português", em particular na canoagem, "com resultados que continuam a ser magníficos".

"Amanhã teremos mais provas e oportunidades de obter, ou não, medalhas. Mas, independentemente disso, este é um desempenho que nos orgulha enquanto país, que nos motiva e que nos dá um alento e uma motivação para que todas as portuguesas e portugueses possam sentir o apelo para a prática desportiva", acrescentou.

Para Montenegro, participar nos Jogos Olímpicos é "já uma vitória" e algo que "só está ao alcance de muitos poucos". "Quero, em nome do Governo português, dar uma palavra ao Comité Olímpico Português e a todas as federações, atletas, staff, treinadores e a todos os que os acompanham e colaboram na preparação destes momentos, que são extraordinariamente dolorosos em termos de trabalho. São quatro anos a preparar uma prova que depois são de minutos", afirmou.

O primeiro-ministro manifestou-se ainda convicto de que é possível Portugal atingir o objetivo de quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, "ou até superá-las", mas rejeitou pressionar os atletas, a quem assegurou dar "os meios necessários".

"O meu desejo é que ainda possamos superar as quatro [medalhas] mas isso é o desejo de qualquer português. Acho que não temos que colocar mais pressão em cima daquela, que já é muita, com a qual os atletas, mesmo os mais experientes, como é o caso de Fernando Pimenta, estão habituados a lidar", considerou.

Montenegro assegurou que o desporto "é uma politica pública que este governo privilegia" e salientou os benefícios físicos e mentais da prática desportiva.

Enquanto falava aos jornalistas, o chefe do executivo usava o polo oficial da seleção olímpica portuguesa, que homenageia os bordados minhotos. "Vim propositadamente vestido com o equipamento oficial para dizer que estou aqui de corpo e alma, vestindo a camisola com os atletas", afirmou.

Sublinhe-se que Messias Baptista e João Ribeiro ficaram, ao final da manhã desta sexta-feira, a um curto passo de conquistarem aquela que seria a terceira medalha de Portugal nos Jogos Olímpicos, que decorrem na capital francesa de Paris.

A dupla portuguesa da canoagem, que alinha pelo Benfica, cruzou a linha da meta da Final A da categoria de K2 500 metros em 1:27.82 minutos, a meros 0.53 segundos dos australianos Tom Green e Jean van der Westhyuzen, que deram o pódio por encerrado e levaram, desta maneira, para 'casa' o bronze.

[Notícia atualizada às 14h14]

Leia Também: Primeiro-ministro felicita Iúri Leitão por "prova espetacular" no omnium

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório