Aí está a segunda medalha de prata nos Jogos Olímpicos Paris'2024 (e terceira em toda a competição). Pedro Pablo Pichardo terminou, esta sexta-feira, no segundo lugar a final do triplo salto, perdendo o título olímpico para o espanhol e grande rival na modalidade Jordan Díaz. O italiano Andy Diaz foi o terceiro.
O atleta português entrou nesta final com um salto a 17.79 metros, vendo-se ultrapassado pelo espanhol que saltou a 17.86 metros.
Na segunda ronda, Pichardo aproximou-se do rival e ficou a escassos dois centímetros do primeiro lugar com um salto a 17.84 metros. Já no terceiro salto, o atleta luso até ultrapassou a marca dos 18 metros, mas o salto foi considerado nulo.
Já nas últimas três tentativas desta final, Pedro Pablo Pichardo fez um quarto salto a 17.52 metros. O luso-cubano abdicou do quinto salto para se focar na última tentativa de ultrapassar Jordan Díaz.
Na derradeira tentativa de chegar ao ouro olímpico em Paris'2024, Pichardo saltou a 17.84m e não conseguiu ultrapassar a marca do rival espanhol. O luso-cubano ficou a escassos dois centímetros de trazer para casa a medalha de ouro.
Pichardo, tornou-se no sexto luso a subir duas vezes a pódios olímpicos. Depois de se ter tornado o quinto medalha de ouro português, com a medalha em Tóquio'2020, Pichardo juntou-se aos também campeões olímpicos Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, bem como ao cavaleiro Luís Mena da Silva e ao canoísta Fernando Pimenta a repetir pódios em Jogos.
Esta é a terceira medalha de Portugal nestes Jogos Olímpicos, depois do bronze de Patrícia Sampaio no judo e da prata de Iúri Leitão na prova de Omnium do ciclismo de pista.
Leia Também: Jéssica Inchude garante mais um diploma a Portugal nos Jogos Olímpicos