O Sporting visitou e 'esmagou' este sábado o Nacional (6-1), em jogo da 2.ª jornada da I Liga. Os leões até acusaram dificuldades a meio da primeira parte, mas acabaram por assinar uma exibição avassaladora no segundo tempo, deixando a ilha da Madeira com um resultado categórico, ao mesmo tempo que saltaram para a liderança provisória do campeonato, em igualdade pontual com o rival FC Porto.
Numa tarde de muito calor na Choupana, não faltaram golos para todos os gostos. Pedro Gonçalves abriu as contas, Thomas ainda esboçou a reação insular, mas Francisco Trincão, Gyokeres, ambos em dose dupla, e Daniel Bragança deram colorido verde ao marcador.
9 golos nas 2 primeiras jornadas da Liga 🇵🇹 : melhor registo do Sporting desde 2013/14 pic.twitter.com/QZJ62Cndhq
— Playmaker (@playmaker_PT) August 17, 2024
Filme do jogo
O Nacional tentou entrar forte e a surpreender o Sporting, mas depressa perdeu o fôlego e acabou por entregar a iniciativa de jogo aos visitantes. A equipa de Tiago Margarido trocou a ousadia inicial pelo excesso de zelo e começou a meter os 11 jogadores atrás da linha de meio-campo.
Ainda assim, os leões não precisaram de muito tempo para encontrarem o caminho do golo. Gonçalo Inácio aproveitou o bloco baixo insular para recuperar uma bola em zona adiantada e entregar a mesma a Pedro Gonçalves. Perante a passividade defensiva, o camisola 8 dos leões fez o que quis e abriu o marcador aos 15 minutos, colocando o Sporting em vantagem.
O golo fez o Nacional 'sair da toca' e o golo do empate acabaria por chegar aos 36 minutos. Kovacevic até tinha feito uma bela defesa cinco minutos antes, mas não teve elasticidade para chegar ao remate rasteiro e forte de Nigel Thomas, que deixou a Choupana ao rubro com o golo da igualdade.
O Sporting também soube responder ao tento sofrido ainda antes do intervalo, assumindo novamente a dianteira do marcador. Pedro Gonçalves descobriu Trincão (41') e o extremo luso apontou o segundo golo leonino da tarde.
O Nacional voltou à versão mais atrevida após o intervalo e não perdeu tempo em deixar dois avisos a Kovacevic logo nos primeiros minutos da segunda parte, mas foi o Sporting quem voltou a marcar.
Bruno Costa derrubou Quenda na grande área e Luís Godinho apontou, de pronto, para a marca do castigo máximo. Viktor Gyokeres avançou para o frente a frente com Lucas França e... marcou (51'), deixando a vitória dos leões praticamente assegurada.
Desta feita, os comandados de Rúben Amorim não deram azo a mais nenhuma resposta e partiram, de uma vez por todas, para a goleada. Francisco Trincão (57') bisou ainda antes de Daniel Bragança (66') também fazer o gosto ao pé e confirmar o estatuto de 'vitória sem espinhas' na ilha da Madeira.
A 'fome' dos jogadores do Sporting era evidente, nomeadamente por parte de Viktor Gyokeres que voltaria a marcar, aos 76 minutos, com um remate absolutamente alucinante, sendo que só o poste lhe 'tirou' o hattrick já na reta final do encontro na Choupana.
Gyokeres bisa e iguala o colega de equipa Pedro Gonçalves e Fujimoto como melhor marcador da Liga 🇵🇹 (3 golos)
— Playmaker (@playmaker_PT) August 17, 2024
13.ª vez que Gyokeres marca 2 + golos num jogo pelo Sporting pic.twitter.com/Qr9mENK42u
Feitas as contas, o Sporting acumula seis pontos em outros tantos possíveis e salta para a liderança do campeonato, em igualdade pontual com o FC Porto. Por seu turno, o Nacional sofreu a primeira derrota, depois do empate na ronda inaugural, e pode cair do 11.º lugar no decurso desta segunda ronda.
Na próxima jornada, os leões vão visitam o Farense, ao passo que o Nacional visita o Arouca.
Momento do jogo: O golo de Trincão ainda antes do intervalo hipotecou que o Nacional conseguisse agarrar-se ao empate. Marcar naquele momento deixou os leões mais confortáveis e confiantes para o segundo tempo.
Equipas iniciais
ONZE DO NACIONAL: Lucas França, Garcia, Ulisses, Zé Vitor, José Gomes, Matheus Dias, Luís Esteves, Bruno Costa, Arvin Appiah, Adrián Butzke, Nigel Thomas
ONZE DO SPORTING: Kovacevic, Quaresma, Diomande, Inácio, Quenda, Morita, Daniel Bragança, Catamo, Trincão, Pote e Gyokeres
Antevisão
O Sporting visita, este sábado, o Nacional em jogo da 2.ª jornada da I Liga, mais de 24 horas depois do FC Porto ter batido o Santa Clara no Açores e assumido a liderança provisória.
Os leões sabem que jogar na Choupana não será tarefa fácil, até porque o calor promete apertar, mas Rúben Amorim fez questão de salientar que nada servirá de desculpa e que só a vitória interessa.
Do outro lado estarão os insulares, liderados por Tiago Margarido, com vontade de travar o campeão em título e amealhar pontos na luta pela permanência no principal escalão do futebol português, ao qual regressaram nesta nova temporada.
O pontapé de saída está agendado para os 18h00 com Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, a ser o árbitro nomeado para ajuizar o encontro entre Nacional e Sporting.
Leia Também: EM DIRETO: Dia da I Liga arranca com duelo entre Farense e Moreirense