Meteorologia

  • 12 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 26º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Do desconforto de Galeno à 'novela Chico'. Tudo o que disse Vítor Bruno

Treinador do FC Porto anteviu, em conferência de imprensa, o duelo com o Rio Ave.

Do desconforto de Galeno à 'novela Chico'. Tudo o que disse Vítor Bruno
Notícias ao Minuto

17:28 - 23/08/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto FC Porto

Vítor Bruno anteviu, esta sexta-feira, o encontro da terceira jornada da I Liga, perante o Rio Ave, numa conferência de imprensa que acabou por ser dominada por vários dos 'temas quentes' que vão marcando a atualidade do FC Porto.

 

Questionado quanto ao facto de não ter incluído o nome de Francisco Conceição na lista de convocados, o sucessor de Sérgio Conceição assegurou que não passou de uma mera decisão técnica, que em nada está relacionada com o interesse de vários clubes, entre eles, a Juventus.

O treinador dos dragões confirmou, ainda, que Toni Martínez está em vias de abandonar o clube, e garantiu que não sente qualquer tipo de desconforto da parte de Wenderson Galeno face à adaptação ao lado esquerdo da defesa.

Galeno desconfortável a lateral-esquerdo

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Tem-lhe sido entregue a pasta dos penáltis, é uma maneira de poder ter golo e alguns números ao longo da época. É uma forma de atenuar um eventual sentimento que possa ter de estar a jogar num espaço diferente. Não temo nada em relação ao Galeno. É um grandíssimo profissional. Tudo o que lhe pedir, sei que me vai dar.

Vasco Sousa a titular

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Não posso desvendar se vai jogar ou não, até porque ainda não comuniquei aos jogadores, e eles são sempre os primeiros a saber. O Vasco tem feito o caminho dele, mas há muitos Vascos na equipa e naquele lugar, como Rodrigo Mora, Eustáquio, Grujic, Nico, André Franco... Espero não me esquecer de ninguém, se não, terei problemas em estágio. Têm dado totais garantias. Não tenho problemas nenhuns em optar por um ou por outro, dependendo do que o jogo pedir. Ainda não tenho decisões fechadas, temos uma margem de 24 horas para decidir.

Reforços para o lugar de Evanilson e Taremi

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Estou muito satisfeito com todos os jogadores que têm estado connosco, tanto no rendimento como no compromisso. Olhamos para aquilo que são cifras e métricas que eles podem dar, mas eu tento ter um olhar mais abrangente. Acho que têm de ter outras coisas, comportamentos em campo, e dedico-me a isso. Obviamente que toda a gente quer ter grandes jogadores, mas também sabemos das dificuldades do clube e estamos em total sintonia com a direção.

Futuro de David Carmo

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Não está na lista de convocados.

Potencial de Rodrigo Mora

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Qualquer jogador será sempre um produto inacabado, até acabar a carreira. Mesmo o Cristiano Ronaldo, com a carreira que tem, sente que ainda tem passos a dar na carreira. O Rodrigo Mora, hoje disse-lhe ainda hoje no treino que se pudesse que o levava para casa, porque é realmente especial e talento. Agora, tem de perceber que tem jogadores que também têm a sua valia e perceber qual o melhor momento para se mostrar. Também tem de aproveitar a equipa B.

Quantos jogadores pretende no plantel

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Não gosto de ter um plantel demasiado extenso, com muita gente a trabalhar, até porque temos uma equipa B da qual nos socorremos com alguma frequência e com a qual há total sintonia. Diria que 23 ou 24 jogadores de campo mais três guarda-redes, andará por esse número.

Wendell ausente das opções

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Não é difícil, mas é aceitável que possa estar chateado, inclusive, comigo. A verdade é que quem tem estado no lugar dele tem feito um caminho brilhante. Não sendo posição de raiz de Galeno, a verdade é que, do ponto de vista defensivo, dá uma capacidade e uma segurança à linha defensiva monstruosa. Em relação ao Wendell, sentimos que não vinha nas condições ideais. Expô-lo a uma utilização demasiado precoce podia ser nefasto para ele. Percebemos que havia passos seguros a dar, com alguma sensibilidade para perceber o estado do jogador. Ele está convocado para amanhã, pode ir a jogo, vamos ver. É alguém com quem contamos profundamente, que tem tido um rendimento cada vez melhor, a aproximar-se daquilo que são as suas reais valias.

Toni Martínez de saída

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Não posso confirmar, mas posso dizer que há uma alta probabilidade de vir a sair. Não tenho nada a apontar ao comportamento do Toni, tem sido exemplar nestes 50 e tal dias em que trabalhamos juntos. É natural que, depois de quatro anos a não ser tão utilizado, perceba que está num contexto de gaiola de ouro, porque o FC Porto é um clube de escala mundial, mas sente que precisa de asas para voar e fazer um contrato que lhe permita ter alguma visibilidade do ponto de vista financeiro e da realização pessoal. É algo que está a ser tratado. Seja um Toni Martínez, um Diogo Costa, um Galeno, um Pepê, um Rodrigo Mora... Eles sabem, porque digo-lhes na cara, sem qualquer reserva, que têm porta aberta para vir ao meu gabinete e falar. Se sentir que há uma vontade expressa do jogador em sair, e estando em consonância com os interesses do FC Porto, tenho total abertura para interceder e ajudar naquilo que é a vontade do jogador. Senti que essa era a vontade do Toni, o Toni sentiu que era um momento importante. Não está concluído, mas há uma possibilidade forte de vir a sair.

Francisco Conceição fora dos convocados

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

O Francisco tem um histórico recente de lesão. Teve 17 dias a trabalhar ao cuidado do departamento médico, tem apenas cinco dias integrado com o grupo. Senti que não estavam reunidas para que atacasse este jogo naquela que tem de ser a melhor versão do Francisco. Em relação ao dossiê Juventus... O mercado é muito ativo, nesta fase. É verdade que há algumas sondagens, pode haver interesse de clubes de grande dimensão na Europa... Não consigo controlar. Em relação à notícia de que fala [atos de indisciplina], vejo muita preocupação em esmiuçar com o que vai acontecendo dentro do FC Porto, o que não vejo com outras equipa. Muitas vezes, angustia-me e deixa-me incrédulo o que vai saindo para fora. Muitas vezes, perdemos minutinhos a tentar perceber o que vai na casa dos outros, quando temos uma vida inteira para perceber o que se passa na nossa. Deixa-me triste, porque, se se tivesse consumado, não teria problema nenhum em retratá-la da melhor maneira.

Deniz Gul no FC Porto

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Percebo a pergunta, mas, enquanto não for confirmado como reforço do FC Porto, vou abster-me de falar.

Mercado de transferências

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

É sempre uma altura especialmente difícil. Sinceramente, nesta questão mental de como os jogadores reagem a certo tipo de notícias, vivemos numa sociedade de instabilidade, em que qualquer palavra pode ferir. É preciso muito cuidado na forma como gerimos o sentimento das pessoas e perceber como podemos atuar para impedir que perturbe o rendimento dos jogadores, essa é a minha grande preocupação, mergulhar no mundo deles para tentar perceber até que ponto posso controlar. O que não é controlável, já não depende de mim.

Dificuldades contra blocos baixos

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

O que esperamos do Rio Ave não podemos controlar. Sabemos o que aconteceu em Alvalade, este ano, com uma abordagem ousada, à imagem do que o treinador lançou para o nosso jogo. Podemos esperar uma abordagem dentro do mesmo tipo de critério. Pode ser um adversário mais expectante, à espera do que vai encontrar. Não me parece que seja esse o caso, mas é uma questão para o Luís Freire. Muitas vezes, as equipas adaptam-se em função do que o jogo vai pedindo. Haverá momentos em que estará mais baixo e mais alto, da mesma maneira que nós estaremos mais alto e, outras vezes, em transição, onde somos fortes. Depende do que o jogo for pedindo em diferentes momentos. Cada jogo acaba por ser uma arte nova, que vai ganhando vida. Temos de saber jogar o que o jogo for pedindo.

Rio Ave

Carlos Pereira Fernandes | há 2 semanas

Pela amostra de Alvalade, apesar de o resultado, não me parecendo enganador, porque a diferença esteve lá, mostrou um Rio Ave muito capaz, com muitos momentos de requinte com bola. Uma equipa com um treinador na quarta época consecutiva, com conhecimento profundo do futebol português, dos adversários... São pontos que jogam a favor. É um adversário que causou problemas, no passado recente. Na época passada, foi visível o que conseguiu no Dragão e em Vila do Conde, onde vencemos com grau de dificuldade demasiado elevado. Esperamos um jogo difícil, contra um adversário de qualidade. Teremos de estar altamente conectados com os nossos valores e o que somos enquanto FC Porto, vinculados à nossa ideia, e esperar que os adeptos continuem nesta senda de unidade e paixão. Quando estamos entranhados, tornamo-nos ainda mais fortes. Vai ser preciso, amanhã, porque vai ser um jogo difícil. Teremos de estar ao mais alto nível para poder vencer.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório