É já na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, a partir das 17h00 (hora de Portugal Continental), no luxuoso Forum Grimaldi, situado no principado do Mónaco, que a UEFA irá levar a cabo o sorteio do renovado formato da Liga dos Campeões.
A fase de grupos foi deixada para trás, abrindo caminho para uma fase de liga, que irá contar com 36 equipas, que defrontarão oito adversários diferentes cada, com quatro jogos em 'casa' e outros tantos fora de portas. Os oito primeiros classificados, seguirão para os oitavos de final, ao passo que, do 9.º ao 24.º lugares, haverá lugar a um playoff.
Já as restantes 12 equipas, ficarão, automaticamente, afastadas das competições europeias, ao contrário do que sucedia nas últimas décadas, em que ainda poderia existir a possibilidade de serem 'despromovidas' à Liga Europa.
Os participantes estão distribuídos por um total de quatro potes, mediante o coeficiente individual no ranking da UEFA, e terão pela frente dois adversário de cada um dos potes, o que significa que clubes do mesmo pote podem encontrar-se.
Sporting e Benfica são, recorde-se, as duas únicas equipas portuguesas em prova, visto terem terminado a última temporada da I Liga no primeiro e no segundo lugares, respetivamente. Os leões estão inseridos no terceiro pote, e os encarnados no segundo.
A primeira jornada será disputada entre 17 e 19 de setembro, a segunda entre 1 e 2 de outubro, a terceira entre 22 e 23 de outubro, a quarta entre 5 e 6 de novembro, a quinta entre 26 e 27 de novembro, a sexta entre 10 e 11 de dezembro, a sétima entre 21 e 22 de janeiro, e a oitava a 29 de janeiro.
Eis a composição dos potes, para já
Pote 1: Manchester City, Bayern Munique, Real Madrid, Paris Saint-Germain, Liverpool, Internazionale, Borussia Dortmund, Leipzig e Barcelona.
Pote 2: Bayer Leverkusen, Atlético de Madrid, Atalanta, Juventus, Benfica, Arsenal, Club Brugge, Shakhtar Donetsk e AC Milan.
Pote 3: Feyenoord, Sporting, PSV, Celtic, Young Boys/Galatasaray, Dínamo Zagreb/Qarabag e Lille/Slavia Praga.
Pote 4: Monaco, Aston Villa, Bologna, Girona, Estugarda, Sturm Graz, Brest e Malmo/Sparta Praga.
Nota: Os vencedores dos playoffs entre Midtjylland e Slovan Bratislava, Bodo/Glimt e Estrela Vermelha, e Dínamo Kyiv e Salzburgo, serão distribuídos entre o terceiro e o quarto pote, mediante o coeficiente de quem seguir em frente.
Leia Também: CR7 na lista de jogadores que ganharam Champions e Euro no mesmo ano