Precisamente dois meses após a dura eliminação nos 'quartos' do Euro'2024, aos pés de França, Portugal volta a entrar em cena, esta quinta-feira, frente à Croácia, no arranque da Liga das Nações, naquele que será o primeiro de dois compromissos na referida prova, antecedendo a receção à Escócia.
Cristiano Ronaldo, Vitinha e Bernardo Silva deram o mote, ao longo da semana, nas conferências de imprensa em que foram chamados a responder às questões dos jornalistas, não escapando às inevitáveis questões sobre as críticas em torno da participação no Campeonato da Europa, assim como Roberto Martínez que, à semelhança dos seus jogadores, vincou a necessidade da equipa em reagir e mostrar as suas qualidades dentro das quatro linhas.
O selecionador nacional, recorde-se, decidiu apostar em novos jogadores, tendo incluído mais três jogadores do Sporting (Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão) entre os convocados, além de Gonçalo Inácio, já depois das contestação que enfrentou.
De referir que, ainda antes da participação no Euro'2024, Portugal 'escorregou' frente à Croácia, com uma derrota no Jamor (1-2) num encontro particular, procurando agora a 'vingança' desse jogo, em termos oficiais, numa partida que conta ainda com a nuance de ser a primeira após a eliminação na Alemanha.
O jogo tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental) desta quarta-feira, no Estádio da Luz, com arbitragem do turco Umut Meler, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Roberto Martínez:
Ambições após o Euro'2024: "Posso dizer que estamos ansiosos de voltar ao campo. Vamos encontrar uma seleção cheia de energia, com muita vontade. Gostamos de jogar ao ataque e amanhã o teste será interessante porque a Croácia gosta de ter a bola, como nós. Temos muita ambição. Queremos o estádio cheio, com adeptos incríveis desde aquilo que vimos na Alemanha. Surpresas? Neste formato da Liga das Nações temos dois jogos e 72 horas entre os jogos, em que todos os jogadores são importantes. Todos estão preparados. Os jogadores novos mostraram uma personalidade e uma atitude incríveis. Foi uma experiência muito agradável. O onze inicial anunciarei amanhã. Precisamos de esperar mais de 24 horas".
Adeptos querem futebol mais bonito: "Nós queremos ganhar sempre. Isso é importante. Acho que os grandes torneios têm os melhores jogadores do mundo. Fazíamos parte das seis ou sete seleções que podíamos ganhar. O detalhe passa por uma bola que vai ao poste e sai. Crescemos muito durante o Euro'2024, estivemos bem contra França. O melhor foi mesmo o quinto jogo. Estávamos preparados para fazer mais jogos. Gostei do que vi, mas precisamos de melhorar. As críticas fazem parte. A exigência é máxima. Internamente ainda mais do que a dos adeptos".
Chamada de Pedro Gonçalves: "Acho que o Pote merece estar na seleção. Ele sabe disso, mas também sabe que há muita competitividade e muitos jogadores que pisam os mesmos terrenos. Gostei da atitude. Treinou muito bem. Tem personalidade de chegar e mostrar que pode ajudar. Foi muito bom contar com ele na seleção agora. Não há que pedir desculpa. O selecionador tem de trabalhar muito, ter muita informação e ser honesto com responsabilidade. Há um número de jogadores a respeitar. Não é uma questão de pedir desculpas. Isso é quando não tomamos uma decisão com honestidade".
Zlatko Dalic:
Testar novas ideias: "O resultado é sempre o principal objetivo. Mas esta é uma oportunidade para experimentar diversos sistemas e diversos jogadores, para perceber em que fase que estamos. Queremos ficar entre as duas ou três melhores equipas do grupo".
Portugal vai além de Cristiano Ronaldo: "Vamos bater-nos neste estádio icónico e jogar bem contra Portugal. Respeitamos muito Portugal. Todos os jogadores são muito conhecidos, são jogadores de topo nas melhores equipas europeias. Para além de Cristiano Ronaldo, Portugal tem também Bernardo Silva, que é um futebolista que gosto muito de ver jogar".
Ambições na competição: "Estou otimista. Acredito na equipa. Temos muita qualidade. Mas temos de ser realistas e ver o que aconteceu nos últimos sete anos. Isso provavelmente não se vai repetir. O nosso principal objetivo é conseguir a qualificação para grandes competições. Como é o caso da Liga das Nações ou do Campeonato do Mundo".
Últimos resultados
Portugal: E-E-D-V-V
Croácia: E-E-D-V-V
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Vitinha, Bernardo Silva, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.
Croácia: Dominik Livakovic, Josip Stanisic, Marin Pongracic, Josip Sutalo, Josko Gvardiol, Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic, Luka Modric, Luka Sucic, Andrej Kramaric e Mario Pasalic.
Ausências
Portugal: (-)
Croácia: (-)
Leia Também: Roberto Martínez confiante na reação de Portugal: "Críticas fazem parte"