A valer, a história é outra. As notas do Portugal-Croácia

Dois golos de Dalot (um deles na própria baliza) e o tento 900 de Cristiano Ronaldo delinearam o triunfo luso na Liga das Nações.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
06/09/2024 07:49 ‧ 06/09/2024 por Filipe Carmo

Desporto

Liga das Nações

Portugal voltou a provar à Croácia, esta quinta-feira, que o desfecho é bem diferente quando não se joga 'a feijões', vencendo por 2-1 no arranque da Liga das Nações. A equipa lusa conseguiu vingar-se da derrota no jogo particular realizado em junho passado, ainda que a noite tenha ficado marcada por mais um feito histórico conseguido por Cristiano Ronaldo.

 

O equilíbrio entre os dois conjuntos durou apenas sete minutos, o tempo necessário para que a aposta algo surpreendente em Diogo Dalot desse frutos. O lateral correu da direita até à esquerda e foi desse lado que, assistido por Bruno Fernandes, inaugurou o marcador.

Os croatas, apesar de nunca terem baixado os braços, passaram a ter mais dificuldades em impor-se e era Andrej Kramaric o inconformado que, de quando em vez, ia obrigando Diogo Costa e a defesa lusa a uma atenção redobrada.

Com algumas oportunidades de parte a parte, acabou por ser Cristiano Ronaldo a marcar aquele que seria um golo diferente dos muitos que já apontou. O avançado festejou pela 900.ª vez e, como se perceberia mais adiante no encontro, seria decisivo para o triunfo.

Diogo Dalot voltaria a introduzir a bola nas redes ao minuto 41 mas, desta vez, na própria baliza. Ao tentar desviar um cruzamento perigoso de Modric, surpreendeu Diogo Costa e fez o 2-1 que obrigaria Roberto Martínez a repensar na estratégia para a segunda parte.

O 'susto' do fim dos primeiros 45 minutos motivava a entrada de João Neves e Nélson Semedo e o jogo acabaria por entrar numa fase mais 'morna', provada pela ausência de golos.

E como ganhar quase nunca é suficiente para Portugal, eis que a fase final foi marcada por algum suspense e por algumas oportunidades para a Croácia que se foram esbarrando numa boa solidez defensiva que terá orgulhado Pepe, homenageado antes do apito inicial.

Com o resumo do jogo feito, vamos às notas:

Figura

Marcou, foi decisivo e voltou a fazer história. Esta foi, sobretudo, a noite de afirmação de Cristiano Ronaldo na seleção nacional depois de tantas críticas ao longo do Euro'2024. Com esta forma física e com a 'mira' alinhada, CR7 continua a ser titular indiscutível, dúvidas houvesse.

Surpresa

A inclusão de Diogo Dalot no onze inicial trouxe 'frescura' e, acima de tudo, novas ideias, tanto que o primeiro golo apanha desprevenida a defensiva croata. O auto-golo, que podia acontecer a qualquer um, não mancha uma exibição muito bem conseguida do lateral.

Desilusão

Pedro Neto teve a oportunidade de se mostrar a Roberto Martínez e saiu no final da primeira parte sem o ter conseguido. Discrição é a palavra que melhor define o reforço do Chelsea neste encontro.

Treinadores

Roberto Martínez continua a não ter medo de apostar em alguns elementos que já se perceberam ser, para ele, preponderantes. Neste que foi o primeiro jogo sem Pepe, reformulou a defesa e foi capaz de surpreender. Ao perceber que Pedro Neto e Rafael Leão não estavam a jogar bem, arriscou com uma dupla substituição que produziu alguns resultados.

Zlatko Dalić 'encostou-se' nas individualidades e só dessa forma a Croácia chegou ao perigo. Faltou uma ideia de coletivo e Portugal só não marcou mais porque a eficácia não quis aparecer no Estádio da Luz.

Árbitro

O jogo não deu 'dores de cabeça' a Halil Umut Meler e foi fácil para o juiz turco passar despercebido.

Leia Também: 'Vingança' servida. Portugal bate Croácia na noite de CR900

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas