Paraciclista Luís Costa pediu contra-análise ao teste positivo em Paris

Luís Costa, o paraciclista medalhado que teve um controlo antidoping positivo nos Jogos Paralímpicos Paris2024, afirma estar "de consciência tranquila" e revela que já pediu a contra-análise ao teste positivo para clortalidona, um diurético.

Notícia

© Lusa

Lusa
10/09/2024 17:19 ‧ 10/09/2024 por Lusa

Desporto

Paralímpicos

Numa publicação na rede social Facebook, a que deu o título "Do Céu ao Inferno", Luís Costa, medalhado de bronze em Paris2024, nega ter tomado deliberadamente o diurético.

 

"Fui notificado de que testei positivo para uma substância proibida, em teste antidoping realizado em Paris dois dias antes de competir. Segundo o relatório, trata-se de um diurético (chlortalidona). Estou de consciência tranquila, não tomei deliberadamente tal substância e já pedi a contra-análise", escreveu o atleta.

Luís Costa assume que "avizinham-se tempos muito difíceis" para ele e que "o julgamento público será imediato e implacável, como sempre acontece nestas situações".

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) divulgou hoje este controlo positivo, ocorrido ainda antes de Luís Costa ter conquistado a medalha de bronze no contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5 (handbikes).

"O CPP foi notificado pelo Comité Paralímpico Internacional, em data posterior à da competição do atleta Luís Costa, de que este apresentou um 'resultado analítico adverso' em teste de controlo antidoping realizado em Paris", lê-se no comunicado do organismo paralímpico nacional.

Luís Costa, de 51 anos, está "provisoriamente suspenso, estando a decorrer o prazo legal para o atleta exercer o seu direito de defesa", esclarece o CPP.

Contactado pela Lusa, o chefe da Missão de Portugal a Paris2024, Luís Figueiredo, esclareceu que "a suspensão provisória do atleta não implica, para já, a retirada da medalha, que só poderá acontecerá depois de esgotados todos os recursos legais ao dispor do atleta".

Na passada quarta-feira, Luís Costa conquistou a medalha de bronze paralímpica na prova de contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5, disputada em Clichy-Sous-Bois.

"O CPP repudia qualquer forma de adulteração de resultados e pugna por um desporto limpo e transparente", acrescentou ainda o organismo no comunicado.

Este foi o segundo caso de doping da missão lusa aos Jogos Paralímpicos Paris2024, que terminaram no domingo, depois de Simone Fragoso ter ficado afastada da estreia portuguesa nas provas de powerlifting, após três presenças como nadadora.

Portugal terminou os Jogos Paralímpicos Paris2004 com sete medalhas e outros 18 diplomas.

Leia Também: Medalhado Luís Costa com controlo antidoping positivo em Paris

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Cristiano Ronaldo

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas