Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
23
novembro
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

Filipa Patão quer "colocar Benfica no mapa" do futebol feminino europeu

A treinadora do Benfica, Filipa Patão, assumiu hoje o objetivo de "colocar o Benfica no mapa" do futebol feminino europeu e torná-lo "consistente" na Liga dos Campeões, passando consecutivamente a fase de grupos.

Notícia

© Lusa

Lusa
15/09/2024 06:35 ‧ 15/09/2024 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

"Colocar o Benfica no mapa é conseguir a consistência e eu penso que isso ainda não foi conseguido, no sentido em que ainda falta olharem para o Benfica como um eterno clube que vai passar da fase de grupos", admitiu a treinadora, em entrevista à agência Lusa.

 

Apesar de terem estado sempre presentes na fase de grupos da 'Champions', desde que o atual modelo foi implementado, as 'encarnadas' conseguiram ultrapassá-la apenas "uma vez", precisamente na última época.

"Queremos, principalmente, a consistência europeia e essa consistência é: permanentemente nas fases de grupos e passando as fases de grupos. A partir daí, qualquer clube luta para chegar à final e tem esse propósito, mas temos de conseguir essa consistência para o Benfica, para o projeto e também para o futebol feminino, por arrasto", apontou a treinadora, no Benfica Futebol Campus, no Seixal.

Se ultrapassarem as suecas do Hammarby, na segunda ronda de qualificação para a fase de grupos, as 'encarnadas' juntam-se a FC Barcelona, Lyon, Bayern Munique e Chelsea no lote de equipas que conseguiram o 'pleno' da fase de grupos, às quais podem juntar-se, também, o Paris Saint-Germain e o Real Madrid, adversário do Sporting nesta eliminatória.

Filipa Patão lembra, no entanto, que "são poucas as equipas que passam consecutivamente a fase de grupos".

"E eu acho que é para aí que o Benfica tem de caminhar. Passo a passo e com aquela consistência que eu digo que é olharem para nós e dizerem: sim senhora, o Benfica é um forte candidato, todos os anos, a estar nos quartos de final da 'Champions'", insistiu.

A partir da próxima época, por outro lado, "o campeão português vai entrar diretamente na fase de grupos", em boa parte "graças aos pontos que o Benfica conseguiu" nos últimos anos.

Patão assume que "ninguém deve nada" por isso ao clube da Luz, mas reconhece, por outro lado, que estão reunidas "todas as condições para começar a ter muitas equipas [portuguesas] no panorama internacional" e destaca a influência positiva que isso vai ter no campeonato português.

"A nossa Liga vai começar a ser mais atrativa para as jogadoras estrangeiras, porque sabem que já existe um número maior de equipas no panorama internacional. E isto é uma bola de neve. O sentido é crescente, agora é preciso equipas que apostem com a consistência de que falamos", apelou a técnica que, na semana passada, foi nomeada para o prémio de melhor treinadora de futebol feminino do mundo em 2023/24, num galardão a entregar na gala da Bola de Ouro.

Para voltar a lutar pelo acesso aos quartos de final nesta época, as 'encarnadas' têm, para já, de alcançar a fase de grupos e de superar as suecas do Hammarby, que foram "um bocadinho a 'fava'" do sorteio, na "ótica" de Filipa Patão.

"Não ficámos tristes por nos ter calhado a 'fava'. Eu considero sempre o contrário. São estes momentos que nos fazem provar que estamos preparados para a fase de grupos. Porque, se não passarmos esta equipa, é sinal de que não merecemos lá estar e não íamos ser competitivos", comentou.

Nesse sentido, o Hammarby é "uma 'fava' boa" porque vai obrigar as 'encarnadas' a serem "melhores" e a estarem "ainda mais preparadas quando chegar o momento da fase de grupos".

"Ainda bem que nos calharam estas equipas e não as do ano passado. O que é que serve ganharmos por seis, ganharmos por sete? A nós, interessa-nos ter jogos internacionais competitivos que nos façam dizer: sim senhor, passámos, fomos consistentes, não fomos, o que é temos de melhorar", comentou Filipa Patão.

O Benfica vai defrontar o Hammarby, após eliminar, na primeira ronda, o Nordsjaelland (3-1) e o SFK 2000 Sarajevo (4-0).

Em 2023/24, o Benfica tornou-se o primeiro clube português a ultrapassar a fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual tinha sido eliminado em 2021/22 e 2022/23, ao ser segundo colocado do Grupo A, atrás do futuro bicampeão FC Barcelona, mas à frente das alemãs do Eintracht Frankfurt e das suecas do Rosengard.

As 'encarnadas' cairão nos 'quartos' frente ao Lyon, recordista de cetros europeus (oito), mas perderam nas duas mãos (1-2 na Luz e 1-4 em França).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão mostra vídeo de João Neves durante jogo

Madalena Aragão

Madalena Aragão mostra vídeo de João Neves durante jogo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas