Os fortes incêndios que se têm sentido nas regiões Norte e Centro de Portugal já provocaram a morte de quatro pessoas, para além de dezenas de feridos, sendo que o distrito de Aveiro tem sido o mais afetado desde o passado domingo. Em Sever do Vouga, o estádio do Juventude Académica Pessegueirense não se livrou dos estragos, sendo que o presidente Tiago Martins revelou, esta segunda-feira, já ter sido contactado por Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
"Um dia bastante triste aqui para o concelho de Sever do Vouga. Diretamente a nós também, calhou-nos a fava, com o incêndio que ocorreu junto ao nosso estádio e que teve impactos diretos a nível de danos. Tivemos alguns estruturais, nomeadamente na vedação à volta do estádio, com paus de madeira, nas zonas dos balneários com vidros partidos. Não está a ser fácil quer para nós quer para o resto do concelho, porque existem vários focos ainda ativos de fogo, a tentar ir dirimindo aos poucos a situação e tentando minimizar o que se consegue através dos nossos meios", começou por dizer, em declarações no programa 'Futebol Total' do Canal 11, citadas no jornal O Jogo.
"A ajuda dos bombeiros tem sido fulcral, desde diretores a pais, a população geral, tem havido aqui uma onda de solidariedade entre todos para tentarmos que os fogos não se propaguem a outras zonas, para tentar preservar as habitações das várias pessoas. Ttem sido bastante complicado. Vamos ter que, rapidamente, contabilizar os danos reais que temos no estádio. Da parte da Associação de Futebol de Aveiro e também do Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o doutor Fernando Gomes, já me contactaram e disponibilizaram todo o apoio, inclusive a própria Federação tem um fundo para este tipo de acontecimentos, de causas de força maior", revelou de seguida.
"Há que contabilizar o que temos que rapidamente de repor, nomeadamente a parte elétrica para termos condições de treinos à noite, na parte dos balneários, os vidros que ficaram todos quebrados, a parte do aquecimento das águas que os fogos também danificaram, para pôr os painéis fotovoltaicos... É uma série de infraestruturas que temos que rapidamente voltar a colocar em funcionamento para que tenhamos as condições para poder treinar e jogar assim que possível. Vamos também apelar à Associação de Futebol de Aveiro para que os nossos jogos que vão iniciar agora, pelo menos quando são jogos em casa, passamos a primeira volta tudo com os jogos fora, para termos tempo para também que conseguirmos tratar todas estas retificações e permitir que os nossos atletas possam treinar com a maior segurança possível e qualidade", completou.
Leia Também: Clube da AF de Aveiro partilha imagem que mostra força das chamas
Leia Também: FC Porto disponível para ajudar vítimas dos incêndios em Portugal