Ao contrário do calor que ainda se faz sentir neste mês de setembro em Portugal, o FC Porto irá encontrar 9 graus de temperatura máxima e 4 de mínima na quinta-feira, dia em que irá defrontar o FK Bodo/Glimt, na Noruega, para a Liga Europa.
Ao todo, os dragões já viajaram por quatro ocasiões a este país, sempre para a Liga dos Campeões, e só num desses embates, em 1997, não conseguiu vencer.
No onze inicial, para defrontar o Rosenborg, constava o nome de Fernando Mendes, tendo sido, precisamente, o antigo lateral a explicar ao Desporto ao Minuto aquilo que o FC Porto irá encontrar no país nórdico.
"Estes são sempre jogos difíceis. Lembro-me de que estava muito frio e nevava. A viagem é longa, a temperatura é muito baixa, está de dia e de repente fica de noite... Para além disso, são equipas bastante competitivas, apesar de, na altura, a maior parte dos jogadores do Rosenborg nem serem profissionais e terem outros empregos", começou por contar Fernando Mendes, ele que também fez parte da equipa azul e branca que, em 1996, conseguiu uma vitória frente a este mesmo adversário, com um golo de Mário Jardel, ao minuto 90.
O ex-jogador recordou as técnicas já utilizadas, na altura, para contrariar o frio, como as "camisolas e luvas térmicas", ainda que, nessa época, "os equipamentos ficassem todos ensopados" sempre que chovia. "Agora, os equipamentos são diferentes. O pior que senti foram os pés, ficavam gelados. No intervalo, andávamos a queimar algodão com álcool para aquecer os pés", lembrou depois.
Relativamente às características que os jogadores noruegueses costumam apresentar, Fernando destaca o facto de serem "fortes fisicamente e extremamente competitivos", apesar de não terem, na sua maioria, "grandes competências técnicas". "São trabalhadores e jogam o jogo até ao último segundo. Costumam apostar muito no jogo aéreo e nós, na minha altura, passávamos o tempo todo a saltar quando enfrentávamos essas equipas. Hoje, os jogadores noruegueses estão um pouco mais evoluídos e têm mais qualidade. Ainda assim, o FC Porto é claramente favorito", completou.
Olhando para a fase atual do clube azul e branco, Fernando Mendes refere que Vítor Bruno tem sido capaz de "manter o ADN do FC Porto". "Vieram bons jogadores e ele juntou-os aos que já lá estavam. Não penso que seja já uma equipa muito forte, mas, com a vinda destes jogadores, vai tornar-se um adversário muito complicado, como nos habituou anteriormente", concluiu.
O encontro entre o FC Porto e o Bodo/Glimt tem início marcado para as 17h45 (hora de Portugal Continental) e contará para a primeira jornada da fase regular da Liga Europa.
Leia Também: Diogo Costa lembra passagem pelo Benfica: "Não queria ir..."