O internacional francês Raphael Varane recorreu, ao início da manhã desta quarta-feira, às redes sociais para tornar pública a decisão de colocar um ponto final na carreira de futebolista profissional, aos 31 anos de idade.
"Dizem que todas as coisas boas chegam ao fim. Na minha carreira, enfrentei vários desafios, estive uma e outra vez à altura, quase tudo era suposto ser impossível. Emoções incríveis, momentos especiais e memórias que durarão uma vez. Refletindo nesses momentos, é com imenso orgulho e um sentimento de missão cumprida que anuncio a minha retirada do jogo que todos amamos", começou por escrever.
"Tenho os mais alto padrões, e quero sair em grande, não apenas a agarrar-me ao jogo. É preciso uma grande dose de coragem para ouvir o coração e o instinto. Desejos e necessidades são duas coisas diferentes. Caí e reergui-me mil vezes, e, desta, é momento para parar e pendurar as chuteiras, com o meu último jogo a conquistar um troféu, em Wembley", prosseguiu.
"Uma nova vida começa, fora dos relvados. Vou permanecer no Como. Apenas sem usar as chuteiras e as caneleiras. É algo por que estou ansioso de partilhar mais, em breve. Por agora, aos adeptos de todos os clubes pelos quais joguei, aos meus companheiros de equipa, treinadores e 'staff'... Do fundo do coração, obrigado por tornarem esta caminhada mais especial do que os meus mais loucos sonhos poderiam prever", completou.
O agora ex-defesa-central deixa, assim, o desporto-rei, depois de passagens por Lens, Real Madrid, Manchester United e, mais recentemente, Como. Pelo meio, conquistou um total de 22 títulos, entre eles, quatro Ligas dos Campeões, um Campeonato do Mundo, três La Ligas e uma Taça de Inglaterra.
No entanto, uma série de problemas físicos (o último dos quais contraído na estreia pelo Como, a 11 de agosto, na derrota perante a Sampdoria, que custou a eliminação da Taça de Itália) impediram-no de se manter ao mais alto nível por mais tempo.