O Sporting de Braga entrou, ao início da noite desta quinta-feira, com o ‘pé direito’ na fase de liga da renovada Liga Europa, ao derrotar o Maccabi Tel Aviv, por 2-1, no Estádio Municipal de Braga, na sequência de uma partida que contou com um final, verdadeiramente, ‘impróprio para cardíacos’.
Osher Davida apontou, a partir da marca de grande penalidade, o golo que desfez o nulo, no Estádio Municipal de Braga. Uma desvantagem que se manteve até bem perto do apito final, quando Bruma fez o gosto ao pé, antes de converter, também ele, o penálti que ditou, por fim, este desfecho.
'Derrocada' na Pedreira
Quem pensava que este Maccabi Tel Aviv seria ‘presa fácil’ para o Sporting de Braga, precisou de pouco tempo para se desenganar. Mais precisamente… 69 segundos, o tempo que demorou para Dor Turgeman colocar a bola no fundo da baliza, num lance que, no entanto, foi rapidamente anulado, por posição irregular.
No entanto, este não foi um mero acaso. Daí em diante, o conjunto israelita somou oportunidade atrás de oportunidade, a desmontar a defesa portuguesa com toda a facilitada. Ao terceiro minuto, Dor Peretz cabeceou a centímetros do alvo, e, aos 11, foi a vez de Elad Madmon falhar por pouco o alvo, com um ‘tiro’ à entrada da grande área.
Os homens da casa, por seu lado, só a espaços foram conseguindo fazer algo. Aos 19 minutos, Amine El Ouzzani acertou em cheio na barra, mas nem isso foi capaz de os empolgar. Aliás, bem pelo contrário, visto que, aos 30 minutos, Osher Davida quebrou o nulo, na conversão de uma grande penalidade cometida por Matheus Magalhães sobre Dor Peretz.
Aí, sim, a equipa orientada por Carlos Carvalhal ‘despertou’ de vez e instalou-se no último terço do terreno. As chances começaram, finalmente, a surgir, mas a ineficácia acabou por falar sempre mais alto, pelo que esta regressou aos balneários com uma desvantagem mínima no marcador.
Bruma, o 'salvador'
Insatisfeito com o que acabara de ver, Carlos Carvalhal não hesitou, e, ao intervalo, promoveu três alterações de uma vez só, lançando Gorby Baptiste, Roberto Fernández e Ismael Gharbi, para os lugares de Vítor Carvalho, Amine El Ouazzani e Rafik Guitane. Os frutos, de resto, não tardaram a sentir-se.
Aos 56 minutos, Roberto Fernández cabeceou ao poste, e, na recarga, à ‘boca' da baliza, Bruma fez o mais difícil e atirou por cima. Daí em diante, o ascendente ofensivo dos homens da casa foi-se acentuando, até que, aos 88 minutos, Bruma marcou o tento que repôs a igualdade no marcador.
No entanto, a história ainda não estava totalmente contada. Já nos descontos, Matej Jug apontou, uma vez mais, para a marca de grande penalidade. Desta feita, favorável aos minhotos, tendo Bruma voltado a fazer das suas, desta feita, para sentenciar, de uma vez por todas, o resultado final.
Feitas as contas, com este desfecho, o Sporting de Braga soma os três primeiros pontos na fase de liga da Liga Europa, o que lhe permite juntar-se ao lote de líderes, no final da jornada inaugural. O Maccabi Tel Aviv, por seu lado, permanece a ‘zeros’, pelo que mora nos últimos lugares.
Momento do jogo: Num jogo ‘de loucos’, esta distinção só pode ir para o golo de Bruma, que valeu três pontos ao Sporting de Braga, já nos descontos, na conversão exímia de uma grande penalidade.
Onzes
Sporting de Braga: Matheus Magalhães; João Ferreira, Victor Gómez, Sikou Niakaté, Yuri Ribeiro; André Horta, Vitor Carvalho, Rafik Guitane; Bruma, Ricardo Horta e El Ouazzani.
Maccabi Tel Aviv: Mishpati; Davida, Asante, Shlomo, Stojic, Davidzada; Sissokho, Kanichowsky, Peretz; Madmon e Turgeman.
Antevisão
Depois do FC Porto, será, esta quinta-feira, a vez de o Sporting de Braga entrar em ação, na fase de liga da renovada Liga Europa, perante o Maccabi Tel Aviv. O objetivo, claro está, não cometer os mesmos 'pecados' que os compatriotas cometeram, na véspera.
Se os dragões saíram derrotados da deslocação à Noruega, perante o Bodo/Glimt, por 3-2, os arsenalistas pretendem sair vitoriosos, da Pedreira, perante um adversário que nunca defrontaram na história, e que tem vindo a assinar um arranque de temporada fulgurante, ao nível dos resultados.
Os israelitas somam nove triunfos, um empate e uma derrota, ao cabo de 11 partidas oficiais disputadas desde o arranque de 2024/25. Os dois únicos 'deslizes' foram cometidos perante o Steaua Bucareste, e culminaram na eliminação da Liga dos Campeões.
Está, assim, dado o aviso à equipa orientada por Carlos Carvalhal, que, por seu lado, atravessa uma fase bem mais 'turbulenta', dado que venceu apenas um dos quatro últimos jogos (o último, na visita ao Nacional, por categóricos 0-3).
O Sporting de Braga-Maccabi Tel Aviv irá contar com a arbitragem do juiz esloveno Matej Jug, terá lugar no Estádio Municipal de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sp. Braga-M. Tel Aviv: Minhotos entram com o pé direito na Liga Europa?