O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, o mapa de castigos dos jogos referentes à sexta jornada da I Liga, com destaque para as penalizações do Vitória SC-FC Porto (0-3) do passado sábado.
O emblema de Guimarães acabou por registar a maior fatura, sobretudo atendendo ao "comportamento incorreto do público", de tal forma que, cada uma das duas cadeiras "arremessadas para o retângulo de jogo" valeram 7.140 euros de multa. Além desses 14.280 euros, a utilização de pirotecnia traduziu-se numa multa de 4.020 euros, sendo que o atraso de cinco minutos "sem qualquer justificação" no início do jogo valeu ainda mais 1.000 euros. No total, o Vitória SC terá de desembolsar 19.300 euros.
Do lado dos dragões, o "uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos" resultou numa penalização de 4.460 euros, aos quais se acrescentaram mais 918 euros por cânticos insultuosos como "Guimarães é m****, filhos da p***", "Povo de m****, vocês são um povo de m****" ou "Aconteça o que acontecer, Guimarães é m**** até morrer". Para além disso, o atraso de dois minutos no início do segundo tempo, embora justificado pela assistência a Alan Varela, culminou numa multa de 1.428 euros. A fatura do FC Porto fixa-se, assim, nos 6.806 euros, três vezes menos do que o seu adversário.
Leia Também: Volte-face. Afinal, FIFA reconhece título mundial do FC Porto em 2004