Meteorologia

  • 28 SEPTEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 25º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Agência Mundial Antidopagem recorre e pede castigo pesado para Sinner

Número um do mundo pode ser suspenso até dois anos.

Agência Mundial Antidopagem recorre e pede castigo pesado para Sinner
Notícias ao Minuto

28/09/24 10:34 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

Desporto Ténis

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) anunciou este sábado que decidiu recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), na sequência do facto de Jannik Sinner, número um do mundo, ter sido ilibado após testar positivo para doping em Indian Wells.

 

"A Agência Mundial Antidopagem (AMA) confirma que, na quinta-feira, 26 de setembro, apresentou um recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) no caso do tenista italiano Jannik Sinner, que foi considerado por um tribunal independente da Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) como não tendo culpa ou negligência por ter testado positivo duas vezes para clostebol, uma substância proibida, em março de 2024", pode ler-se no comunicado oficial.

"A A Agência Mundial Antidopagem considera que a conclusão de 'ausência de culpa ou negligência' não foi correta à luz das regras aplicáveis. A AMA pretende obter um período de inelegibilidade de um a dois anos. A AMA não pretende uma desqualificação de quaisquer resultados, exceto a que já foi imposta pelo tribunal de primeira instância. Dado que este assunto está atualmente pendente no TAS, a AMA não fará mais comentários nesta altura", termina a nota.

Em março deste ano, Sinner, de 23 anos testou positivo a clostebol durante o torneio de Indian Wells. O tenista foi suspenso, mas contestou a decisão e continuou a jogar.

Na altura, a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) revelou que o jovem italiano justificou os resultados dos testes antidoping com o facto de um membro da sua equipa de apoio ter utilizado um spray de venda livre que continha clostebol para tratar uma pequena lesão, sendo que o mesmo, posteriormente, viria a fazer massagens a Sinner.

A ITIA aceitou a defesa do tenista transalpino, tendo um painel independente determinado que não houve intencionalidade na violação das regras antidopagem, razão pela qual o tenista não será alvo de qualquer suspensão.

Contudo, Sinner viu serem-lhe retirados o prémio em dinheiro e os pontos conquistados em Indian Wells, no qual perdeu nas meias-finais com o espanhol Carlos Alcaraz, que viria a vencer a competição.

Leia Também: Sinner testou positivo para doping em Indian Wells, mas foi ilibado

Leia Também: "Ridículo". Sinner acusou doping, foi ilibado e tenistas não se calam

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório