O FC Porto sabe da importância de pontuar o quanto antes na Liga Europa, dadas as características do novo formato da competição, e o encontro em casa com o Manchester United, esta quinta-feira, poderá mesmo servir como um 'boost' de confiança para o plantel.
Apesar das dificuldades que se esperam frente a um adversário da Premier League, o campeonato que, para muitos, é o mais exigente do mundo, os dragões também estão a par das recentes dificuldades dos red devils, que ganham há três jogos.
O duelo entre FC Porto Manchester United, que contará com arbitragem do inglês Tobias Stieler, tem início agendado para as 20h00 desta quinta-feira e vai decorrer no Estádio do Dragão, no Porto.
Treinadores em discurso direto
Vítor Bruno
Erro pensar que o jogo é mais acessível? "Isso seria muito pouco inteligente da nossa parte. É fácil descodificar a equipa do Manchester United e descobrir quem está do lado de lá. Quem quiser contar uma história diferente estar a contar uma narrativa que não corresponde à verdade. É um clube que, se puxarmos a cassete atrás, esteve a minutos de bater aquele que para muitos é o melhor clube do mundo neste momento, o Manchester City, e se isso aconteceria seria um 'super Manchester United'. Isso não se perde de um momento para o outro. Temos de estar muito alertas amanhã e com alto sentido de responsabilidade. Será difícil, mas queremos muito ganhar".
Momento de forma do Man. United: "Ouvi muita gente dizer que eles vinham com a 'corda ao pescoço'. Quem tem a 'corda ao pescoço' somos nós, porque estamos atrás do Manchester United no objetivo de chegar à qualificação. Temos a oportunidade amanhã de chegar pelo menos aos lugares de play-off e de seguirmos o nosso caminho".
Preparação para o jogo: "Não houve nenhum cuidado especial. Analisámos o último jogo, analisámos o Manchester, tudo exatamente igual. Não alteramos o nosso trabalho diário em função do adversário, respeitamos todos de igual forma. Olhamos sempre de forma detalhada. As entradas também obrigam a uma série de rotinas, tentamos potenciar cada bocadinho do treino para que tudo possa sair de forma natural e espontânea, talvez com uma troca de olhares".
Erik ten Hag
Antevisão à partida: "Vimos os jogos do FC Porto e percebemos que a equipa deles tem uma estratégia muito clara, dinâmica e agressiva. Será um bom desafio e estamos com grande expectativa. Temos de estar ao nosso melhor nível e jogar bem para conseguir um bom resultado".
Críticas ao seu trabalho: "Fizemos um acordo no verão [com a nova administração do clube]. Mudámos a equipa técnica e renovámos o plantel com jogadores novos, de enorme capacidade e potencial, porque este clube quer voltar ao topo. Temos um projeto a longo prazo e os jovens precisam de tempo para se habituarem aos padrões do clube e da Liga inglesa".
Fase de maus resultados: "Quando não estamos a ganhar, ficamos muito dececionados, especialmente pela forma como perdermos no domingo. Ficámos frustrados, porque estivemos a jogar com 10 jogadores durante muito tempo e o cartão vermelho acabou por ser revertido. Ficámos furiosos, mas temos de lidar com isso e encontrar motivação para o próximo jogo".
Últimos resultados
FC Porto: D-V-V-D-V
Manchester United: V-V-E-E-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Francisco Moura, Vasco Sousa, Alan Varela, Wenderson Galeno, Nico González, Pepê, Samu Aghehowa
Manchester United: André Onana, Noussair Mazraoui, Diogo Dalot, Matthijs de Ligt, Lisandro Martínez, Manuel Ugarte, Bruno Fernandes, Kobbie Mainoo, Joshua Zirkzee, Marcus Rashford, Alejandro Garnacho
Ausências
FC Porto: Fran Navarro (em dúvida), Iván Marcano e Zaidu (lesão)
Manchester United: -
Leia Também: Três problemas para Vítor Bruno na véspera do FC Porto-Manchester United