O Benfica apurou-se, na noite deste sábado, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer, por 2-0, na visita ao Pevidém. Um encontro em que Bruno Lage aproveitou para poupar alguns dos principais elementos do plantel.
Já dizia a famosa música de Tina Turner que 'you're simply the best' (és simplesmente o melhor, em português). E foi isso mesmo que um alemão quis aproveitar. Jan-Niklas Beste fez a diferença nesta viagem dos encarnados até ao Minho, anotando os dois golos da formação lisboeta.
Filme do jogo:
Para este encontro que marcou o regresso dos encarnados às competições depois da pausa para os compromissos internacionais, Bruno Lage promoveu sete mexidas em relação à equipa que venceu o Atlético de Madrid para a Champions. Samuel Soares, Kaboré, António Silva, Amdouni, Beste, Rollheiser e Arthur Cabral foram as novidades, numa equipa que não contou com Renato Sanches na ficha de jogo e teve a presença de vários jogadores da equipa B.
E não foram precisos muitos minutos para o marcador funcionar pela primeira vez no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, casa emprestada do Pevidém para este duelo da prova rainha do futebol nacional. Num rápido lance de contra-ataque por parte do Benfica logo ao terceiro minuto, Kaboré apareceu pela direita e cruzou rasteiro para Beste que, na pequena área, atirou a contar para a estreia a marcar com a camisola do clube da Luz.
O golo madrugador deixou a equipa de Bruno Lage numa posição confortável para gerir as incidências da partida, mas a formação do Campeonato de Portugal demonstrou que não tinha nada a perder. Num jogo disputado a baixo ritmo nesta etapa inicial, o Benfica teve algumas oportunidades para ampliar a contagem, mas sem criar perigo junto da baliza contrária.
Arthur Cabral, por exemplo, cabeceou por cima pouco depois da meia hora. Também Tomás Araújo não deu o melhor seguimento ao seu cabeceamento aos 36 minutos. O Pevidém provocou um calafrio ao minuto 39. Danilson cruzou do lado direito e por pouco João Marna não chegou de cabeça para desviar para a baliza à guarda de Samuel Soares.
Beste volta a fazer a diferença
Para a segunda parte, e talvez à procura de mais alguma criatividade para a frente de ataque, Bruno Lage deixou no balneário o suíço Amdouni e colocou em campo o norueguês Schjelderup. E o jovem nórdico foi mesmo um dos mais irreverentes no lado encarnado nesta etapa complementar, sendo dele a primeira tentativa de visar a baliza de Rui Ribeiro nos segundos 45 minutos.
Este início de segunda parte ficou marcado por dois pedidos de grande penalidade por parte do Benfica. Primeiro foi Arthur Cabral que se queixou de um toque de Leandro dentro da área. Depois, Tomás Araújo reclamou com o árbitro David Silva por conta de uma possível mão na bola.
O Pevidém sofria muito nesta etapa complementar, mas o Benfica, que parecia mais intenso quando comparado com a primeira metade, não conseguia os seus intentos de ampliar a contagem. Arthur Cabral chegou mesmo a colocar a bola no fundo das redes ao minuto 66, mas o golo foi anulado por falta ofensiva. O que valeu mesmo foi o bis de Beste aos 75 minutos. Após receber um passe de Arthur Cabral, o alemão entrou na área e rematou para o fundo da baliza.
Com o marcador controlado, Bruno Lage aproveitou os minutos finais do encontro para dar minutos aos jogadores menos utilizados e até promover algumas estreias na equipa principal. Gerson Sousa somou o primeiro jogo na equipa principal, ao passo que João Rêgo fez o seu segundo esta temporada - tinha sido suplente utilizado neste mesmo estádio no empate diante do Moreirense.
Vitória tranquila do Benfica nesta terceira eliminatória da Taça de Portugal, que junta-se, desta forma, a Sporting, Gil Vicente, Rio Ave, Moreirense, Amarante, Casa Pia, Santa Clara, Tirsense, Oliveira do Hospital, Vitória SC, Estrela da Amadora e Sporting de Braga na próxima ronda daquela que é a prova-rainha do futebol nacional.
Momento do jogo: O golo madrugador de Beste abriu caminho para este triunfo do Benfica na viagem até ao Minho e confirmou o favoritismo da formação lisboeta.
Equipas iniciais
Pevidém: Rui Ribeiro; Lima Pereira, Didi e Carlos Rocha; Leandro Silva, Tiago Ronaldo, Pedrinho, Daisuke Araki e Simão Melhor; Danilson Mendes e João Marna.
Suplentes: André Preto, Otávio, Atsushi Inoue, Zé Rui, Tiago Vieira, Yuya Ishizuka, Rodrigo Mendes, Sardinha e Ericson
Benfica: Samuel Soares; Kaboré, António Silva, Tomás Araújo, Carreras; Florentino Luís, Aursnes, Rollheiser; Beste, Amdouni e Arthur Cabral.
Suplentes: André Gomes, Pavlidis, Barreiro, Schjelderup, Gerson Sousa, Bajrami, João Rego, Diogo Prioste e Gustavo Varela.
Antevisão
É no Minho que o Benfica dá início à terceira eliminatória da Taça de Portugal. As águias visitam este sábado o Pevidém, que jogará em casa emprestada neste duelo contra uma equipa que está forçada a fazer algumas mexidas no onze inicial.
Dado o calendário apertado que se avizinha, Bruno Lage poderá ser obrigado a gerir o plantel diante do adversário do Campeonato de Portugal. O treinador setubalense pouco ou nada tem mexido na equipa inicial desde que regressou ao clube da Luz, mas os muitos jogos que o Benfica terá nas próximas semanas devem levar ao onze jogadores que não têm tido grande tempo de jogo.
Do outro lado está uma equipa que prometeu dar o tudo por tudo para conquistar a vitória, pese embora jogar longe do seu recinto habitual. O Pevidém, quarto classificado da Série A do Campeonato de Portugal, jogará na 'casa' do Moreirense, o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
A partida entre o Pevidém e o Benfica tem início agendado para as 20h15 deste sábado, será ajuizada por David Silva, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e poderá acompanhá-lo, em direto, através do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Pevidém-Benfica: Lage fará gestão para aliviar calendário apertado?