Os 16avos da Taça de Portugal começam a ganhar forma após nova tarde 'louca' este domingo. Rebordosa, Brito Alverca, Arouca, União de Leiria, S. João de Ver, Vila Real, Famalicão, Sp. Covilhã, Leixões, Cinfães, Elvas e Lusitano de Évora juntam-se aos apurados para a próxima ronda, com destaque para o 'tombo' da primeira equipa: o Estoril foi eliminado no Alentejo.
A formação da linha foi até Évora e acabou derrotado no desempate por grandes penalidades pelo Lusitano, do Campeonato de Portugal, acabando por protagonizar o primeiro 'tomba gigantes' desta ronda.
Ainda olhando para as equipas do principal escalão, o Arouca não entrou em facilidades e foi à Póvoa do Lanhoso aplicar uma goleada Maria da Fonte (5-0).
Mais complicações teve o Famalicão que apenas aso 78 minutos conseguiu desfazer o nulo, por intermédio de Zabri, na visita ao Lagoa (2-0), no Algarve, evitando uma eventual surpresa.
Por seu turno, o Nacional foi outra equipa da I Liga a cair nesta eliminatória, saindo derrota da visita ao União de Leiria (1-2), da II Liga.
O Alverca, da II Liga, venceu o Pêro Pinheiro (3-0) em casa, sendo que o Leixões teve de suar para vencer o Alcains (2-1).
Nota, claro está, para outra surpresa protagonizada pelo Elvas que eliminou, após prolongamento, o Torreense (3-2).
Resultados deste domingo (jogos com apito inicial às 15h00)
Alverca-Pêro Pinheiro, 3-0
Brito-Moura, 1-0
Alpendora-Cinfães, 1-2 (após prolongamento)
Lagoa-Famalicão, 0-2
União de Leiria-Nacional, 2-1
Leixões-Alcains, 2-1
Lusitano de Évora-Estoril, 1-0 (após grandes penalidades)
Maria da Fonte-Arouca, 0-5
Elvas-Torreense, 3-2 (após prolongamento)
Marialvas-Rebordosa, 1-2
S. João Ver-Paredes, 4-1
Sp. Covilhã-Moncarapachense, 3-2
Vila Real-Atlético Arcos, 2-0
Recorde-se que Farense, Sporting, Gil Vicente, Rio Ave, Moreirense, Amarante, Casa Pia, Santa Clara, Tirsense, Oliveira do Hospital, Vitória SC, Estrela da Amadora, Sporting de Braga e Benfica já haviam garantido um lugar na próxima ronda daquela que é a prova rainha do futebol nacional.
Leia Também: Farense sofre para vencer Sanjoanense e seguir em frente na Taça