O jornal italiano Il Messaggero traz, esta terça-feira, a trágica história de Luciano D'Adamo, um adepto da AS Roma que sofreu uma grave lesão na cabeça, aquando de um acidente de automóvel em que esteve envolvido, em 2019.
O idoso de 63 anos de idade acordou dos ferimentos convencido de que tudo tinha acontecido a 20 de março de 1980 e que era, na verdade, um jovem de 24 anos. Para trás, ficaram todas as memórias acumuladas ao longo de 39 anos, incluindo, da própria mulher, de quem só se casaria quatro meses depois.
"Eu não sabia o que eram telemóveis, não sabia que Itália tinha conquistado dois Campeonatos do Mundo ou que a AS Roma tinha arrecadado dois títulos. Não sabia o que era Totti, Berlusconi, Tangentopoli ou o 11 de setembro", afirmou o próprio.
Na verdade, para Luciano D'Adamo, tudo não passava de "pura ficção científica, até mesmo o próprio filho, que se apresentou perante si como um adulto de 35 anos de idade, pelo que, daí em diante, teve de passar por um longo processo de reaprendizagem.
"Nunca tive visto um caso tão extenso de amnésia. Deve ser estudado de forma cuidadosa, de forma a perceber, na totalidade, as dinâmicas de um trauma cerebral tão profundo", referiu Davide Quaranta, neurologista do Policlinico Gemelli, em Roma.
Leia Também: Totti admite voltar aos relvados aos 48 anos: "Ligaram-me da Serie A"