O Sporting de Braga perdeu com o Bodo/Glimt por 1-2, esta quarta-feira, na terceira jornada da Liga Europa, depois de um golo inesperado que foi apontado por Villads Nielsen nos descontos.
O conjunto norueguês, que já havia surpreendido o FC Porto na ronda inaugural da competição, voltou a levar uma equipa portuguesa 'à loucura', sendo que desta vez contou com uma ligeira ajuda de Niakaté, que saiu do relvado antes de tempo devido a uma expulsão.
A primeira parte do jogo disputado na Pedreira pareceu um verdadeiro 'pacto de não agressão', dado que nenhuma das equipas quis arriscar. O Sp. Braga viu-se a contas com um bloco muito baixo do adversário e só por três ocasiões conseguiu rematar à baliza, tendo estas sido as únicas tentivas de golo dos 45 minutos iniciais.
O segundo tempo, no entanto, foi em tudo diferente. Desde logo com o desempate apontado aos 53', por Hakon Evjen, que obrigou os bracarenses a correrem atrás do prejuízo. Carvalhal não demorou a mexer na equipa e fez entrar, de uma assentada, André Horta, Vítor Carvalho e Yuri Ribeiro, alterações que trouxeram frescura, rapidez e iniciativa.
Poucos minutos depois começava a 'viagem do céu ao inferno' de Niakaté. O central do Mali, aos 64', marcou o 1-1, assistido por Bruma, e dois minutos depois levou o primeiro cartão amarelo. Logo de seguida, e na sequência de um puxão, voltou a ser sancionado e viu ali terminada a sua participação no jogo, deixando o Braga com menos um.
A equipa da casa até reagiu positivamente à expulsão e, por várias vezes, conseguiu chegar com perigo à baliza do Bodo/Glimt. Os noruegueses, por outro lado, tentavam tirar proveito do contra-ataque, ainda que o golo da vitória tenha surgido na sequência de uma bola parada.
Já nos descontos, aos 90+4', Berg bateu o canto e Nielsen, de calcanhar, surpreendeu Matheus, que não foi a tempo de evitar que a bola entrasse na baliza. Estava feito, desta forma, o 1-2 final.
O Sporting de Braga continua assim com apenas três pontos na Liga Europa e, por isso, em 20.º lugar, enquanto que o Bodo/Glimt, com sete, ascende à segunda posição provisoriamente.
Onzes
Sporting de Braga: Matheus Magalhães; Victor Gómez, João Ferreira, Sikou Niakaté, Adrián Marín; João Moutinho, Rodrigo Zalazar, Roger Fernandes; Ricardo Horta, Bruma e Roberto Fernández.
Bodo/Glimt: Nikita Haikin; Fredrik Sjovold, Jostein Gundersen, Odin Bjortuft, Fredrik Bjorkan; Patrick Berg, Hakon Evjen, Sondre Fet; Isak Maatta, Jens Hauge e Philip Zinckernagel.
Antevisão
É um Sporting de Braga em busca da 'redenção' aquele que, ao início da tarde desta quarta-feira, irá receber o Bodo/Glimt, sensivelmente, três semanas depois da pesada derrota sofrida na segunda jornada da fase de liga da renovada Liga Europa, perante o Olympiacos, por 3-0.
Os homens de Carlos Carvalhal chegam a este embate na 20.ª posição da classificação geral, com três pontos conquistados ao cabo de duas rondas, menos um do que os noruegueses, que se encontram imediatamente à sua frente.
Uma partida que, de resto, não se espera simples, para o emblema minhoto, até porque, é preciso recordar, pela frente, terá um adversário que, esta temporada, já surpreendeu tudo e todos, ao derrotar o FC Porto, por 3-2.
O Sporting de Braga-Bodo/Glimt terá lugar no Estádio Municipal de Braga, irá contar com a arbitragem do juiz sérvio Nenad Minakovic, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 15h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sp. Braga-Bodo/Glimt: Em busca da 'redenção' com aviso dado