Está instalada a polémica, em Espanha, na sequência do triunfo conquistado, no passado fim de semana, pela equipa B do Club Esportiu Europa perante o Terrassa Futbol Club, por 1-3, em encontro a contar para o campeonato catalão de futebol feminino.
Isto porque o emblema vencedor entrou em campo com Nil e Alex, atletas que nasceram mulheres mas que estão em plena transição de sexo, o que motivou duras críticas, inclusive, por parte de Alicia Tomás, porta-voz do VOX, partido político de extrema direita, na Câmara Municipal de Terrassa, através das redes sociais.
"As nossas raparigas do Terrassa perderam contra o Europa, porque, entre as suas rivais, havia dois homens com barba que se identificam como mulheres. Décadas de luta para ter o nosso lugar no desporto para que, agora, a perversa ideologia de género queira apagar a nossa presença. Governam-nos doentes", escreveu.
Uma posição que acabou por merecer forte repulsa por parte do Club Esportiu Europa: "Ante a violência exercida sobre dois dos jogadores da equipa feminina, no Clube Esportiu Europa, dizemos 'Não' à violência transfóbica e LFTIfóbica e a qualquer tipo de violência".
"O nosso clube, ao longo da sua centenária história, destacou-se pelos valores de desportivismo, jogo limpo e cumprimento das normas desportivas vigentes. Também trabalha e luta pelo direito de todas as pessoas a viver vidas livres de topo o tipo de violência", refere.
"Combater os delitos de ódio e a violência transfóbica é um dever coletivo que nos interpela a todos, em conjunto, enquanto sociedade. Portanto, reiteramos e dizemos bem alto que nos mantemos firmes. Contra as agressões e o fascismo, dizemos 'Nem um passo atrás'", remata.
COMUNICAT OFICIAL
— Club Esportiu Europa (@CEEuropa) October 22, 2024
Des del Club Esportiu Europa Diem No a la violència trànsfoba, LGTIBifòbica i a qualsevol mena de violència.#ViladeGràcia #SagradaFamília #futfemcat #DIEMNo https://t.co/FpIb4A3U1O pic.twitter.com/HyT6mSaWlf
Leia Também: Guardiola e o lance da polémica: "Bernardo Silva não perturba José Sá"