A terceira jornada da fase de liga da renovada Liga dos Campeões terminou com um triunfo do Sporting sobre o Sturm Graz, por 0-2, e uma derrota do Benfica perante o Feyenoord, por 1-3, que deixa os dois representantes portugueses, para já, a 'salvo' da eliminação.
Se esta fase terminasse agora, o Sporting seria oitavo classificado, com sete pontos, o que significa que teria acesso direto garantido aos oitavos de final da maior competição europeia de clubes, pelo que, de acordo com o regulamento da UEFA, defrontaria a equipa que saísse vencedora de um dos playoffs.
Neste caso, o adversário dos leões sairia dos embates entre Arsenal (9.º) e Barcelona (10.ª), ou Bayern Munique (23.º) e Girona (24.º), sendo que o rival ao certo seria decidido mediante um sorteio a realizar pelo organismo que rege o futebol europeu.
O Benfica, por seu lado, ocuparia o 13.º lugar, pelo que decidiria o apuramento para a fase seguinte com Paris Saint-Germain (19.º) ou Celtic (20.º). Em caso de vitória, o próximo adversário seria o Manchester City (3.º) ou o Monaco (4.º).
Leia Também: Pódio 100% inglês na Champions, com Benfica e Sporting em 'zona segura'