Em outubro de 2023, a FPF lançou o projeto 'Hora dos SuperQuinas', para aumentar as horas de atividade física das crianças, dando formação a professores e 'kits' com material desportivo, para "desenvolver as competências motoras das crianças do primeiro ciclo" com uma "oferta de atividade física e desportiva nas atividades de enriquecimento curricular", conhecidas como AEC.
Depois do projeto-piloto ocorrido em janeiro de 2023, que chegou a mais de 1.300 crianças, o projeto expandiu-se e chegou a 1.200 escolas, beneficiando 35 mil crianças, um número que a FPF pretende duplicar durante a época 2024/25.
"Estamos muito satisfeitos com o crescimento contínuo da 'Hora dos SuperQuinas' que alcançou já a meta que tínhamos definida para esta época. O investimento na formação motora das crianças é fundamental para o futuro do desporto e da saúde no nosso país", afirmou Fernando Gomes, citado pela FPF.
O líder federativo elogiou a contribuição das associações distritais e regionais e dos municípios, realçando ainda "o papel do professor Carlos Neto e a sua visão que foram essenciais no lançamento e coordenação deste projeto, cujo impacto tem sido fantástico".
Nesse sentido, a FPF promoveu uma ação de formação sobre a promoção da competência motora em crianças, que reuniu mais de 700 professores de Educação Física, para uma abordagem mais eficaz à educação motora nas escolas.
Leia Também: Jogos da quarta eliminatória da Taça de Portugal são conhecidos hoje